Pub.
Economia
Tendência

Mindelo: Feira Expomar abre portas na quinta-feira com presença estimada de 45 expositores

Pub.

A feira Expomar abre as portas esta quinta-feira na cidade portuária do Mindelo com a presença estimada de 45 expositores de Cabo Verde e Espanha. Segundo a administradora-delegada Angélica Fortes, a FIC ainda não tem um número definitivo das empresas porque a Xunta da Galícia vai trazer uma delegação cujos membros ainda não foram revelados. Mesmo assim, a organização aponta para o máximo de 45 expositores presentes nessa feira ligada ao sector marítimo-portuário.

“Preparamos um layout com a nossa tenda gigante no parque de contentores da Enapor para acolher 50 expositores. Por isso essa estimativa corresponde à nossa expectativa”, enfatiza Angélica Fortes, para quem é importante a FIC continuar a promover esse evento temático, apesar das dificuldades demonstradas pelas empresas do sector para participarem na feira.

Publicidade

Segundo Fortes, a administração da Feira Internacional de Cabo Verde chegou a oferecer stands a algumas empresas para possibilitar as suas presenças na exposição. “Fizemos isso porque não queremos deixar ninguém de fora”, explica.

A Expomar decorre de 21 a 23 de setembro no parque de contentores do Porto Grande, na ilha de S. Vicente, com uma variedade de serviços ofertados pelas empresas, que incluem as áreas da aquacultura, biotecnologia, bunkering, desportos náuticos, investigação científica, segurança marítima e portuária, porto e logística, turismo, transportes… Em paralelo, a Câmara do Comércio de Barlavento vai promover um encontro cujo tema chapéu é a importância do mar para Cabo Verde. Serão apresentados três painéis que irão abranger os desafios e oportunidades do sector marítimo, os caminhos para a empresarialização da actividade marítima-portuária e relações internacionais e cooperação.

Publicidade

A feira, cujo slogan é “nôs mar, nôs riqueza”, será aberta pelas 17 horas desta quinta-feira pelo autarca Augusto Neves. A exposição decorre das 17 às 22 horas nos três dias, com entrada gratuita. Para facilitar a ida dos pais ao evento, as crianças poderão aproveitar o momento para brincarem num parque de brinquedos insufláveis. A FIC endereçou convites a escolas primárias, secundárias e universitárias para visitas de estudo.

A exposição será ainda palco de uma divulgação do potencial gastronómico cabo-verdiano à base de produtos do mar, a ser dinamizada pela Associação das Peixeiras de S. Vicente. A FIC, acrescenta Angélica Fortes, engajou a vizinha ilha de Santo Antão, que estará representada por associações ligadas à pesca, com o fito de promover uma aproximação dessas organizações dos parceiros da Xunta da Galícia e a Fundação Expomar da Burela, de Espanha.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo