O Japão faz esta quinta-feira a entrega ao governo de Cabo Verde 617,5 toneladas de farinha trigo, no quadro das relações de amizade e de cooperação entre os dois países, resultante dos acordos KR de ajuda assinados anualmente. Trata-se da segunda doação feita por aquele país ao arquipélago este ano, a primeira foi em janeiro, quando entregou cerca de 1.500 toneladas de arroz.
De acordo com informações avançados pelo Executivo, esta parcela de ajuda em farinha de trigo corresponde a 12.348 sacos de 50 kg, oferecidos pelo Japão no quadro do programa KR2022. “Os acordos de ajuda KR são assinados anualmente, entre os saia governos (troca de notas) e o fornecimento é feito conforme o Acordo de Nota”, explica em comunicado de imprensa.
Esta doação, que corresponde a 50% do montante total, será entregue às 15 horas no armazém da CIC em Achada Grande Trás, numa cerimónia que contará com as presenças do ministro da Agricultura, Gilberto Silva, e do embaixador Plenipotenciário do Japão em Cabo Verde, Izawa Osamu.
A outra parcela será atribuída em arroz, com chegada prevista para novembro/dezembro. Em janeiro deste ano, o Governo japonês entregou ao país quase 1.500 toneladas de arroz no valor de 1,8 milhões de euros para aumentar a disponibilidade no mercado e minimizar riscos para a segurança alimentar.