Pub.
Economia
Tendência

INE coloca 55 inquiridores no terreno para actualizar base de dados sobre empresas

Pub.

O Instituto Nacional de Estatística realiza de 31 de Agosto a 10 de setembro, o Inquérito Anual às Empresas 2019 (IAE). Esta acção tem como finalidade de recolher informações gerais e contabilísticos das empresas referentes ao ano 2019 e vai abranger mais de cinco mil empresas por todo o país

O Inquérito Anual às Empresas (IAE) visa ainda actualizar a sua base de dados sobre as empresas, recolher informações sobre o peso das diferentes atividades económicas no tecido empresarial nacional e, ainda, dispor de informações para a produção das contas nacionais de 2019. 

Publicidade

Em nota, o Instituto Nacional de Estatística diz que, a pedido do Observatório do Mercado de Trabalho, foi acrescentado um módulo novo sobre “As necessidades de Formação”, visando identificar e avaliar as necessidades de formação junto das empresas. “O inquérito, por amostragem irá abranger mais de 5 mil empresas, sendo 3615 com contabilidade organizada e 1502 sem contabilidade organizada”, detalha. 

A equipa de agentes no terreno será constituída por 55 inquiridores e 15 supervisores a trabalhar no Inquérito Anual às Empresas 2019, devidamente protegidos pelos equipamentos de proteção individual, e todos serão submetidos ao teste rápido no início da operação, dado ao atual contexto da pandemia internacional – COVID-19. 

Publicidade

Apesar de todas as cautelas, o INE apela a uma forte colaboração e engajamento das empresas nacionais, para o sucesso desta importante operação estatística. O IAE, refira-se, é uma operação estatística que consiste na recolha, tratamento, análise e difusão de dados sobre as empresas e estabelecimentos visíveis, sendo registadas ou não, que exercem atividade económica no território cabo-verdiano.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo