Pub.
Economia
Tendência

CVI efectiva tarifário de transporte de mercadorias com aumento de 25% a partir de 1 de novembro

Pub.

A Cabo Verde Interilhas informa, em comunicado, que vai actualizar a partir de 01 de novembro o tarifário do transporte de mercadorias entre as ilhas, com aumento na ordem dos 25 por cento. Inicialmente prevista para entrar em vigor a 1 de outubro, a empresa decidiu suspender a medida “para finalizar as consultas sectárias em sede da Direção Nacional de Políticas do Mar”. 

De acordo com esta concessionária, a nova tabela está enquadrada com os limites máximos impostos por lei, tendo em conta os preços de transporte marítimo de passageiros e carga. “Na sequência do aditamento da implementação do novo tarifário, a CVI, alinhado com os limites máximos impostos por lei, irá implementar o novo tarifário com data efectiva dia 1 de novembro de 2023. Este comunicado visa dar seguimento aos pressupostos da sustentabilidade necessária do serviço de transporte marítimo de passageiros e carga em Cabo Verde”. 

Publicidade

A empresa, refira-se, já tinha divulgado que a data da adenda ao contrato de concessão dos transportes marítimos de carga e passageiros, em abril passado – e tendo em consideração “uma total transparência para com o Governo de Cabo Verde” – vinha a equacionar e a propor um valor de actualização do tarifário de carga que permitisse garantir um serviço eficiente e de qualidade.

Por decisão governamental, refere, a actualização foi suspensa logo em Abril e submetida a um estudo de impacto por parte dos órgãos competentes do Estado, estando previstos mecanismos de compensação caso os pressupostos não sejam cumpridos. Posteriormente foi fixada uma nova data, 1 de outubro, entretanto suspensa dois dias depois, com a justificativa de que estariam a aguardar o término das “consultas sectoriais em sede da Direcção Nacional de Políticas do Mar”.

Publicidade

C/Inforpress

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo