Economia
Tendência

Concurso do Terminal de Cruzeiros passa à 2ª fase: Cinco empresas têm até Outubro para apresentar propostas técnicas financeiras

O concurso para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo entrou na segunda fase com a pré-selecção de cinco empresas. Conforme a Enapor, os concorrentes que passaram para esta etapa são a Afcons Infrastructures (Índia), Conduril Engenharia (Portugal), Mota-Engil/Empreitel Figueiredo (Portugal-Cabo Verde), Sogea-Satom/Dumez Maroc (França/Marrocos) e Soletanche Bachy International (França).

Estas sociedades terão agora que fazer a entrega das propostas técnicas e financeiras da empreitada até o dia 30 de Outubro, que será executada em regime de “chave na mão”. No dia 27 de Agosto está prevista, no entanto, uma visita técnica obrigatória ao local destinado à edificação desse cais destinado aos navios cruzeiros.

A primeira fase do concurso foi lançada a 27 de janeiro de 2020 e, como recorda a Enapor, os trabalhos marítimos incluem: construção de um cais de cruzeiro de aproximadamente 400 metros de comprimento com dois berços, uma área de terra chamada “ponte terrestre” com cerca de 2700 m² – cuja função é unir o terrapleno ao cais de cruzeiro – um cais de 125 metros de comprimento ao longo de uma parte da Ponte Terrestre, construção de um enrocamento de cerca de 60 m de comprimento da Ponte Terrestre, reabilitação de cerca de 240 m de comprimento do antigo cais de pesca, dragagem de cerca de 124 000 m3 na bacia portuária e no canal de acesso.

As intervenções terrestres comportam a construção de uma gare marítima de cerca de 900m², denominado “Visitor welcome center building”, um parque de estacionamento com cerca de 6150 m², dedicada a táxis e autocarros. Serão ainda executadas obras de arranjo exterior, calçada, drenagem de águas pluviais, iluminação, vedação e colocação de equipamentos de segurança.

O Terminal de Cruzeiros do Mindelo é co-financiado pelo Fundo ORIO, do governo holandês, e pelo Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar