Pub.
B2Economia

Combustíveis estão mais baratos, seguindo a tendência internacional

Pub.

Os preços de todos os combustíveis que vigoram desde às zero horas de hoje registaram uma baixa para valores muito próximo aos praticados em 2015 em Cabo Verde. A Agencia Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), justifica com a evolução de preço dos produtos petrolíferos no mercado internacional e com a depreciação do euro face ao dólar americano. 

Os cabo-verdianos aguardavam esta nova actualização de preços com expectativa, tendo em conta o preço do barril de petróleo no mercado internacional que, de acordo com as últimas noticias, chegou a ser negociado, pela primeira vez na historia, em terreno negativo nas compras para entrega em maio e junho. Antes mesmo de divulgar a nova tabela, muitos utilizaram as redes sociais para fazer previsões.

Publicidade

Mas a ARME foi “modesto” nas mexidas, para desalento de muitos que aguardavam uma queda brusca. Por exemplo, o Gasóleo Normal passa a ser vendido a 62,70 ECV/L, a Gasolina, a 79,80 ECV/L; o Petróleo, a 48,90 ECV/L; o Gasóleo Electricidade, a 47,40 ECV/L; o Gasóleo, a 39,30 ECV/L; o Fuel 380, a 43,40 ECV/L e o Fuel 180, a 45,60 ECV/L. Já Gás butano passa a ser vendido a granel por 101,00 ECV/Kg. Com isso, as as garrafas de 3Kg passam a ser vendidas a 288 ECV; as de 6 Kg, a 606,00 ECV; as de 12,5Kg, a 1.262,00 ECV e as de 55Kg, a 5.554,00 ECV. 

Ainda assim, comparado com os preços praticados há um ano, a variação dos preços dos combustíveis aproxima-se dos 40%. Na sua nota enviada à imprensa, a ARME diz apenas que os preços do petróleo nos principais mercados internacionais mantiveram a tendência de queda durante o mês de abril (18,24%), com os mercados a reagirem às previsões pessimistas sobre a evolução da economia mundial em 2020, após o FMI ter estimado uma quebra do PIB global em 3%, devido à pandemia Covid-19.

Publicidade

Estes preços vão vigorar até 31 de maio. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo