Economia
Tendência

Circula nas redes sociais petição para isenção de comissões sobre transferências interbancárias digitais 

Está a circular nas redes sociais uma petição dirigida ao Banco de Cabo Verde a solicitar a isenção de comissões nas transferências interbancárias nos canais digitais. O documento já soma 215 assinaturas. 

Os subscritores alegam que, na era em que se vive, com o Banco de Cabo Verde a apostar fortemente na capacitação do país na área digital e com apelos constantes por parte de todos os bancos nacionais para uso dos canais digitais – em detrimento da deslocação às agências – não faz sentido a cobrança de quaisquer encargos nas transferências bancárias efetuadas por meio da Internet Banking.

“As operações são efectuadas pelos próprios utilizadores/clientes, com ganhos substanciais para os bancos a nível do atendimento, pois, para além de reduzir o congestionamento das agências, há poupança nos recursos utilizados (papel, toner, entre outros)”, dizem. 

Estes realçam que, em 2020, o BCV aprovou a isenção das comissões para transferências interbancárias nos canais digitais, com carácter temporário, devido a pandemia, o que contribuiu para o aumento do uso do atendimento bancário digital, proporcionando um avanço na digitalização dos bancos e do país. Entretanto, dizem os subscritores, é necessário que esta medida seja retomada, desta vez, de forma permanente.

“É necessário facilitar e possibilitar a utilização destes mecanismos por um país mais produtivo e eficiente”, reforçam, acrescentando que não é coerente que, após a pandemia, as medidas tomadas, os apelos constantes e os avanços alcançados na utilização dos canais digitais, estes tenham sido em vão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo