Cabo Verde é um dos destinos escolhidos pelos portugueses para passarem a festa do Fim de Ano. Além deste arquipélago, constam da lista de preferência Madeira, Açores e Brasil, apesar do preço mais caro que as viagens representam.
Operadores turísticos abordados pela agência Lusa asseguram que as vendas para a quadra natalícia têm corrido de forma favorável, a uma velocidade ligeiramente superior ao ano passado. Segundo Sónia Regateiro, directora de Oprações da agência Solférias, se comparar o período homólogo de 2022, considerando a viagem de 20 a 31 de dezembro, 2023 alcança um acréscimo de 800 passageiros.
Quem também está satisfeito com as vendas são o responsavel da Nortravel, Nuno Aleixo, e o director-comercial da Sonhando, Fernando Bandrés. Este último declarou à Lusa que, embora tenha notado um ritmo mais lento nas reservas nas últimas semanas, está agora satisfeito com a procura. Esta fonte acrescenta que a sua agência ainda tem alguma capacidade para os cientes de última hora, pelo que perspectiva um bom período de vendas. Especifica que as vendas de reservas com partidas entre 20 e 31 de dezembro aumentaram 47% em volume de passageiros e 82% em facturação.
Por sua vez, Nuno Aleixo assegura que a Nortravel vendeu tudo, mas teve que ajustar a oferta, tendo em conta a conjuntura. Afirma que 2023 foi bastante positivo e acredita que o fim do ano será uma excepção.
Tanto Aleixo quanto Bandrés confirmam que o preço dos pacotes turísticos aumentou devido a inflação em vários países, mas também por causa do aumento do custo dos combustíveis. Frisam, no entanto, que é normal um agravamento dos preços por altura do Natal.
Madeira é o primeiro destino dos portugueses para a festa do réveillon e Nuno Aleixo realça o nível da procura por Cabo Verde, que considera ser uma “excelente surpresa”. Sónia Regateiro salienta, igualmente, que Cabo Verde consta da lista dos destinos mais procurados este ano, juntamente com Brasil, Portugal Continental, Madeira, Disneyland Paris, Açores e S. Tomé e Príncipe.
C/ Lusa.pt