Economia

Apresentado novo sindicato em SV: Presidente da STSV entrega pedido de filiação na UNTC-CS

Foi hoje apresentado no Mindelo um novo sindicato, criado por um grupo de trabalhadores e filiado na União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical. Denominado Sindicato dos Trabalhadores de São Vicente – STSV, esta novel organização de trabalhadores já ocupa a ex-sede da União dos Sindicatos de S.Vicente, com total consentimento desta Central Sindical. 

Segundo a presidente da STSV, o sindicato foi criado a 01 de agosto e vai representar trabalhadores de São Vicente, que laboram em vários sectores: empresas, instituições publicas e privadas, serviços, industria, comércio, de entre outros. “As razões que levaram a criação do Sindicato STSV é o facto de  que os trabalhadores de São Vicente se sentirem desprotegidos a nível de representação sindical no que tange à defesa dos seus interesses e direitos laborais”, afirmou Eurídice Lopes. 

Foi neste sentido que, prossegue, um grupo de trabalhadores tomou esta importante decisão de criar o STSV, bem como deliberar por sua filiação na UNTC-CS. “Esta manifestação foi comunicada à Secretaria-Geral e, desde então, estamos a utilizar o espaço da UNTC-CS em São Vicente, como a nossa sede”, acrescentou, justificando a decisão de criar mais um sindicato com objectivo de defender os trabalhadores face a situação de despedimentos ilegais e de precariedade laboral na ilha e no país. 

Para além da presidente, Eurídice Lopes, foram eleitos os membros dos conselhos directivos, fiscal e de disciplina. Com a vinda da SG da UNTC-CS à S. Vicente decidiram apresentar publicamente este sindicato e entregar formalmente o pedido de filiação nesta central sindical.  

Em Abril deste ano, recorda-se, a União dos Sindicatos de São Vicente (USSV) foi despejada da sua antiga sede, por ordem do Tribunal desta comarca, que autorizou a UNTC-CS a tomar posse do edifício. Na altura, Joaquina Almeida veio propositadamente a ilha de São Vicente para receber as chaves, após um carpinteiro contratado, perante a imprensa, arrombar as fechaduras e colocar novas. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo