Desporto
Tendência

Yanick Duarte sagra-se campeão europeu de Jiu-jitsu com as cores de Cabo Verde

O atleta Yanick Duarte venceu o Campeonato Europeu de Jiu-jitsu competindo sob a bandeira de Cabo Verde, após derrotar na final o oponente romeno Alexandru Jarcuta. Segundo Yanick, tendo em conta que foi inscrito como cabo-verdiano, pode-se dizer que Cabo Verde se sagrou campeão europeu da modalidade.

“As provas de Jiu-jitsu são abertas, ou seja, o atleta não precisa ser europeu, por exemplo, para competir num campeonato europeu. O mesmo acontece numa competição realizada num determinado país”, esclarece o artista marcial, que já ganhou os campeonatos da Inglaterra e do Reino Unido e ficou em terceiro lugar no mundial de Abu Dhabi. Quando foi receber a medalha de bronze nos Emirados Árabes Unidos foi içada a bandeira de Cabo Verde.

Após duas medalhas de prata no Europeu de Jiu-jitsu, esta é a primeira vez que o artista marcial conquista o ouro. Para o efeito, derrotou quatro adversários na cidade espanhola de Barcelona.

A consagração de Yanick Duarte

Residente na Inglaterra, Yanick Duarte começou a aprender Jiu-jitsu há cerca de cinco anos, por influência de dois amigos. Logo nos primeiros treinos, evidenciou-se pela sua destreza e chamou atenção dos colegas. “Viram que eu tinha uma boa base, que não era tão fácil atirar-me ao chão. Contei-lhes que em Cabo Verde costumava brincar ‘pegada’ na minha infância, que consistia em atirar o colega ao chão. De algum modo, essa brincadeira deu-me alguma experiência que acabei por usar no desporto”, comenta o atleta que viveu alguns anos em S. Vicente, antes de emigrar para Inglaterra, onde reside há 11 anos.

Seis meses após iniciar os treinos, Yanick Duarte começou a competir, ainda com a faixa branca. Durante a sua trajectória nunca parou de participar nos torneios, tendo conquistado o título de campeão da Inglaterra e do Reino Unido por duas vezes. Apesar desta trajectória, assume-se como um atleta amador, que paga as suas passagens e estadia nas provas em que participa.

A próxima meta é vencer de novo os campeonatos inglês, em julho, e britânico, que engloba competidores do Reino Unido. O título europeu foi o primeiro troféu conquistado este ano por Yanick.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo