Desporto

Siacsa promove torneio de futsal solidário em SV entre empresas onde tem associados 

O Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa) realiza a partir do dia 16 de maio, no polivalente da Cruz João Évora em S.Vicente,  um torneio de futsal solidário, com participação de 12 equipas masculinas e três femininas. A entrada é gratuita, mas este sindicato apelas as pessoas para levarem um quilo de alimentos não perecíveis ou então produtos de higiene e limpeza, que serão doados à Escola Semião Agostinho Lopes de Bela Vista, em São Vicente. 

Ao Mindelinsite, o representante do Siacsa explica que este torneio conta com participação de equipas formadas nas empresas onde este sindicato tem associados. “Este torneio terá a duração de duas semanas e tem por objetivo ajudar esta escola do ensino básico, que tem aberto as suas portas ao nosso sindicato sempre que pretendemos realizar qualquer actividade ou reunião”, diz Heidi Ganeto. 

O sindicato resolveu então retribuir esta “boa-vontade” da Escola Semião Agostinho Lopes e solicitou um encontro com o gestor para inteirar das suas dificuldades, tendo em conta que esta fica localizada numa zona carenciada. “Fomos informados que a escola precisa de materiais de higiene e limpeza, alimentos porque tem dificuldade em fornecer uma refeição aos alunos, mas também de quadros. Por isso, pedimos às pessoas que forem ver os jogos para levarem um quilo de alimento ou materiais.” 

Todos os produtos e alimentos arrecadados serão entregues na escola, para uso próprio ou para apoiar familiares de alguns alunos. Paralelamente, o Siacsa está a pedir apoio das empresas em gêneros alimentícios e materiais de limpeza, mas também recursos financeiros para adquirir quadros negros. “Os quadros terão de ser comprados. Esperamos que as empresas nos apoiem para que, juntos, possamos resolver este problema, dado a importância dos quadros no ensino aprendizagem.”  

Mas para concretizar os seus propósitos, o Siacsa espera que as pessoas deslocam ao polivalente para ver os jogos e possam assim dar a sua contribuição. “A entrada é gratuita, mas esperamos que as pessoas se sensibilizam com a causa e nos ajudam a apoiar esta escola, que bem precisa. Podem doar qualquer produto alimentar, deste arroz, açúcar, óleo, massas, etc. A escola fica numa zona muito cadenciada e precisa da ajuda de todos para realizar o seu objectivo de educar e preparar as crianças, que muitas vezes vão assistir as aulas sem fazer uma refeição.”

Ganeto revela ainda que o Siacsa pretende realizar, no verão, um outro torneio de futsal das forças de segurança de São Vicente, com participação de segurança privadas, Policia Nacional e Forcas Armadas. Terá o mesmo formato e servirá igualmente para arrecadar apoios para a mesma escola. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo