A ilha de S. Vicente quer sediar o campeonato nacional de andebol feminino, que deverá decorrer de 11 a 17 de julho. A candidatura já foi remetida à federação nacional pela associação regional, que adicionou uma carta de conforto da Câmara de S. Vicente comprometendo-se em apoiar institucionalmente a iniciativa.
Segundo Luís Fortes, a ARASV sempre apostou em trazer para Mindelo as provas nacionais e está disposta a fazer isso de novo com o campeonato feminino. O presidente da referida associação enfatiza que a região desportiva de S. Vicente vai estar representada pelas equipas do Atlético do Mindelo, campeã nacional em título, e o Amarante, equipa apurada para a final dos play-off do campeonato regional exactamente com o Atlético. “Qualquer clube que vença o campeonato regional é certo que tanto o Atlético como o Amarante já estão apurados para o nacional, uma vez que a nossa região ganhou o direito de ter dois representantes na prova. O Atlético vai depender o título, acompanhado de uma segunda equipa do regional”, explica o dirigente, para quem S. Vicente estará muito bem representada no nacional, tendo em conta o nível competitivo apresentado pelas duas formações no campeonato regional.
O nacional de andebol vai envolver 11 equipas e um total de 242 jogadoras e dirigentes. Caso S. Vicente seja escolhida como palco da prova, a grande tarefa da organização local será arranjar alojamento e alimentação para os participantes. Segundo Fortes, a FCA deverá comunicar a sua decisão em breve e, se a resposta for positiva, espera contar com o envolvimento da Câmara de S. Vicente e de outras instituições na obtenção de locais de alojamento.
Para Luís Fortes é importante para as equipas representantes da região de S. Vicente jogarem em casa, com o apoio do público mindelense. A acontecer isso acha que S. Vicente poderá revalidar o título.