As frotas dos veleiros de categoria Imoca e VO65 partem esta tarde do porto de Alicante, na Espanha, rumo a Cabo Verde no início da maior competição dos mares, a chamada The Ocean Race. Dentro de momentos será dada a largada desta prova, que reúne 11 embarcações, que irão fazer a volta ao mundo em seis meses, com a primeira paragem em Cabo Verde.
A entrada da primeira embarcação na baía do Porto Grande do Mindelo está prevista para 22 de janeiro, dois dias após a abertura ao público da Ocean Village no parque de contentores da Enapor. A preparação das infraestruturas está a decorrer normalmente e a organização estima a visita de 3.000 a 5.000 pessoas diárias ao parque, que terá pavilhões temáticos e irá permitir o uso de apenas materiais recicláveis. Além de restaurantes, a vila terá um espaço dedicado à sustentabilidade, um media center, área de merchandising, palco cultural, zona de exposição de artesanato…
Já os barcos ficarão atracados no cais n.3 do porto internacional, num pontão com 215 metros construído de propósito.
Este acontecimento inédito poderá mexer consideravelmente com a economia da ilha de S. Vicente, além de atrair a atenção mundial sobre Cabo Verde, o primeiro país da África Ocidental a receber essa emblemática corrida transatlântica.
A próxima edição da The Ocean Race está agendada para 2026, com partida, de novo, do porto de Alicante.