O Campeonato Nacional de Futebol Sub-17 terá lugar de 25 de março a 8 de abril, e será disputado no sistema de todos contra todos em duas fases, sendo uma de grupos e outra uma “final four”. Durante a fase de grupos, as equipas vão ficar sediadas nas ilhas de S. Vicente e Santiago.
Em comunicado, a Federação Cabo-verdiana de Futebol informa que, no decurso do sorteio realizado no mês de dezembro na cidade da Praia, decidiu-se pela divisão dos grupos A e B em dois subgrupos. Entretanto, com a desistência da região desportiva da Brava, foram feitos ajustes.
Para evitar que o subgrupo da Brava ficasse com apenas com dois clubes, optou-se por juntar as equipas e fazer um grupo de cinco que disputará a fase no sistema todos contra todos em uma mão. No outro grupo, manteve-se a decisão das associações, ou seja, deixar constituídos os subgrupos e o sorteio efetuado.
“A ilha do Porto Grande irá sediar o Grupo A, que terá as equipas da EFIZ (Campeão em titulo), Sal, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão Sul e Norte, enquanto que a ilha de Santiago recebe os jogos do Grupo B com os representantes de Maio, Santiago Sul, Santiago Norte Fogo e Boa Vista”, detalha.
Entretanto, como forma de nivelar a competição, e tendo em consideração que o grupo da Praia irá jogar no sistema de todos contra todos em uma mão, perfazendo 4 jogos para cada equipa, decidiu-se também que no grupo A, os subgrupos irão disputar a passagem ás meias finais no sistema todos contra todos em duas mãos. Com isso, todas equipas envolvidas e os que conseguirem apurar-se chegam as meias finais com 4 jogos cada.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol, organismo que gere o futebol nacional, refere ainda, no mesmo comunicado que, em breve, irá anunciar a sede da “Final Four”.