Pub.
Desporto

Militar Claudino Tavares e paralímpica Heidilene Oliveira vencem corridas de velocidade em S. Vicente

Pub.


Os atletas Claudino Tavares e Heidilene Oliveira foram os mais rápidos a cortar a meta nas provas de velocidade de 150 metros nos escalões seniores masculino e feminino, organizadas ontem à tarde na cidade do Mindelo. Para ambos, esta foi a primeira vitória nessa corrida organizada pela Associação de Atletismo de S. Vicente, no âmbito das actividades desportivas de S. Silvestre, e que vai na segunda edição.

Na competição feminina, Heidilene Oliveira, campeã paralímpica internacional – e que conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no Grande Prix da Tunísia -, mostrou estar em boa forma física. “A corrida não foi fácil porque competi com atletas de categoria olímpica, que são fortes. Ganhar esta prova foi algo gratificante”, reconheceu Heidilene, que volta a participar hoje na corrida de S. Silvestre, num percurso de 3 quilómetros. A corredora adianta que tem estado a fazer uma preparação rigorosa para as provas internacionais que tem calendarizada para 2023.   

Publicidade

Cruzar a meta em primeiro lugar foi também uma enorme satisfação para o militar Claudino Tavares. O atleta natural de Santiago, que esteve a competir durante seis anos em Portugal, sublinha que a velocidade é a sua praia. Mesmo assim, diz, sentiu forte pressão dos concorrentes. O militar aproveitou a oportunidade para pedir uma aposta mais forte das autoridades no potencial dos atletas cabo-verdianos.

No escalão júnior, a prova dos 80 metros foi conquistada por Licínio, em masculino, e Ana Fernandes, em feminino.

Publicidade

Esta é a segunda edição da corrida de velocidade organizada pela Associaçao de Atletismo de S. Vicente. Segundo Arlindo Fonseca, o evento foi bem disputado e está a crescer. Prova disso foi uma adesão maior de corredores, inclusive do escalão júnior. Adianta que estavam inscritos mais de 30 atletas, mas compareceram 25, o que para ele já é satisfatório.

Hoje acontece a corrida-mãe, a prova de atletismo de S. Silvestre em júnior, sénior e veterano, a partir das 16 horas, com partida na praia da Lajinha. Mais de 90 competidores estão inscritos, mas a organização não pode ainda dar o número definitivo. Até porque, segundo Fonseca, as inscrições vão continuar abertas. A organização espera para confirmar a presença de atletas da ilha de Santiago, que ontem ainda não tinham chegado à cidade do Mindelo. Está, no entanto, garantida a presença de concorrentes de Santo Antão e de S. Nicolau, além de S. Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo