Pub.
Desporto
Tendência

La Familia e Escola de Sarda vencem torneios em masculino e feminino na inauguração do campo 3×3 de Chã d’Alecrim

Pub.

As equipas La Familia e Escola de Sarda foram as vencedoras dos torneios dos escalões masculino e feminino disputados sábado e domingo, no quadro da inauguração da placa desportiva de basquetebol 3×3 no bairro de Chã d’Alecrim. A competição em sub-16 foi ganha pelos rapazes dos C. A. Souldiers. Para Zé Baía, a prova foi um sucesso pelo grande envolvimento dos atletas, em particular do escalão sénior masculino, que envolveu 30 equipas. Segundo o jogador/treinador, estava à espera de encontrar mais colegas da sua geração, mas ficou muito agradado por ver vários jovens que não costumam jogar nas equipas de basquetebol.

“Temos de agradecer o projecto Aminga e ao casal Sofia e Betinho por esta iniciativa, que certamente vai impulsionar a pratica do basquetebol em S. Vicente”, comenta Zé Baía, que pede a construção de mais campos do género. Para ele, a disponibilidade dos campos de Chã de Alecrim e da Ribeira Bote – que será inaugurado esta semana – vai possibilitar um trabalho de formação mais estruturado das escolas de iniciação.

Publicidade

Participar na competição foi mais uma experiência para a equipa da Escola de Sarda, segundo Rosete Almeida. “Já jogamos no campo do parque infantil e agora neste torneio, que foi diferente em termos de arbitragem. Apesar de haver poucas equipas femininas, gostamos de disputar esta prova”, diz a atleta, que espera ver mais mulheres a jogar basquetebol, ainda mais agora que foram melhoradas as condições para o ensino e o treino.

Escola de Sarda

O torneio contou com a disputa de 30 equipas do escalão sénior masculino, 8 sub-16 masculinos e 10 feminino. A prova decorreu de forma intensiva durante dois dias, com jogos a partir das 10 horas até as 19 horas. Uma maratona cansativa, mas que deixou Sofia Gomes com um sentimento de gratidão. “Esta é uma luta que estamos a travar há dois anos e sabe bem ver este campo pronto e principalmente esta grande adesão dos jovens”, comenta a organizadora da prova e uma das mentoras do projecto. Sofia Gomes confessa que estava apreensiva porque a inscrição de atletas estava bastante fraca alguns dias antes da data da inauguração. Pelo que ficou surpresa com a presença de tantas equipas, principalmente no escalão sénior masculino.

Publicidade

O nível da prova ultrapassou a expectativa desta ex-basquetebolista do Benfica, que espera haver continuidade para que Cabo Verde possa desenvolver o basquete 3×3, que, lembra, é uma modalidade olímpica.

C.A. Souldiers vencedores do torneio sub-16

Na sua perspectiva, Cabo Verde tem como desenvolver este desporto graças ao seu clima, que permite jogar durante praticamente todo o ano.

Publicidade

O foco agora é a inauguração do campo da Ribeira Bote esta semana. O evento inclui concurso de lançamento “two balls” por pares – que podem ser do mesmo sexo ou mistos – e de três pontos e um minitorneio do escalão sub-12.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo