Pub.
Desporto
Tendência

Jogos Escolares de S. Vicente arrancaram hoje com alunos dos ensinos básico e secundário

Pub.

Alunos dos agrupamentos do ensino básico e das escolas secundárias iniciaram esta manhã a disputa dos Jogos Escolares de S. Vicente, cuja cerimónia de abertura aconteceu no pavilhão dos Salesianos. Nesta fase de grupos, são exatamente mil estudantes do nível básico e 250 do secundário envolvidos em torneios de atletismo, andebol, futsal, desporto adaptado e basquetebol 3×3.

O ponto alto aconteceu hoje na Escola Salesiana e depois os jogos arrancaram em diversos recintos desportivos espalhados pela cidade do Mindelo. Segundo o professor Renato Delgado, ao contrário do ano passado, os Jogos Escolares de S. Vicente envolvem os dois níveis de ensino. Antes, adianta, foram só os estudantes do ensino básico por falhas de articulação com as escolas secundárias. Desta vez, os ponteiros foram acertados e o evento ganhou outra dinâmica.

Publicidade

“Definimos as modalidades tendo em conta os jogos escolares nacionais, que este ano decorrem na cidade de Assomada, em Santiago no escalão sub-16”, informa o docente, mais conhecido por Nhô Rei, especificando que as competições nacionais envolvem apenas o ensino secundário.

Em S. Vicente, a fase inicial do programa dos Jogos Escolares envolveu 7.547 alunos do nível básico, ou seja, de todos os agrupamentos escolares. Internamente, as escolas promoveram as suas provas dentro das turmas e depois entre si para apurar as suas seleções. Na presente fase de grupos, o número baixou para 1.000 jogadores.

Publicidade

Esta foi a mesma fórmula usada pelas escolas secundárias, que abrangeram na fase inicial 5.712 estudantes. Para a fase de grupos, o número desceu para 250 jogadores das diferentes modalidades em disputa.

Para poder apurar os campeões que irão representar S. Vicente na prova nacional, que começa no dia 27 de março, a organização fez um calendário apertado das competições. A região de S. Vicente vai levar 60 atletas masculinos e femininos para os Jogos Escolas Nacionais em Atletismo, Desporto Adaptado, Andebol (só feminino), Futsal (só masculino), Basquete 3×3. Segundo Renato Delgado, a meta de S. Vicente é jogar para conquistar o máximo de títulos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo