Desporto
Tendência

Inscrição de clubes via “Cabo Verde Connect”: “Só vantagens”, realça César Lima

Desde o dia 1 de Setembro, os jogadores e staff técnico dos clubes de futebol passaram a ser inscritos nas respectivas associações regionais através da plataforma digital Cabo Verde Connect. Este passo, conforme César Lima, vem agilizar todo o processo burocrático e ajudar a evitar duplas inscrições, um problema bastante bicudo e que já provocou polémicas nalgumas épocas.

“Esta forma de inscrição só nos trás vantagens, só temos a ganhar com esta plataforma digital”, afirma o presidente da ARFSV. Segundo Lima, os dados são introduzidos pelos clubes, analisados e validados quase que de imediato pelas associações e depois pela Federação Cabo-verdiana de Futebol.

As inscrições começaram no dia 1 e decorrem até 30 de Setembro. A partir desta época, o processo passa a ser digital e foi preciso formar o pessoal que vai usar a plataforma Cabo Verde Connect, projecto que advém do programa “FIFA Connect”. Trata-se de uma medida da FIFA que visa dopar as federações de meios de comunicação e sistemas modernos de interacção, através de uma rede informática que gere todas as situações ligadas à gestão do futebol. Isto passa pelo próprio processo de inscrição e registo dos atletas e agentes desportivos, gestão das competições e outras actividades.

Conforme a FCF, durante cerca de um mês, instrutores da Federação Cabo-verdiana de Futebol estiveram nas 11 regiões desportivas do país para dar formação às associações regionais e aos clubes nelas afiliadas sobre a plataforma FIFA Connect. O objetivo foi capacitar os quadros pertencentes a essas estruturas de conhecimentos que lhes possibilitem utilizar a referida plataforma, “ferramenta indispensável no relacionamento entre clubes, Associações e Federação Cabo-verdiana de Futebol”.

A formação teve 95% de aproveitamento por parte dos clubes, conforme o formando Odílio Neves, citado pela própria FCF em nota. Esta fonte acrescenta que a plataforma é o melhor instrumento que a FCF já disponibilizou aos clubes em termos administrativos e que vai mudar a organização interna dos grémios desportivos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar