Desporto

Inaugurado campo 3×3 com rosto de Betinho na Ribeira Bote: “ Devemos homenagear os nossos em vida”

Foi inaugurado esta manhã o campo de basquetebol 3×3 na praça da Escola da Ribeira Bote, com o rosto do Betinho Gomes pintado no piso por Helder Cardoso, artista vindo da Praia de propósito para imortalizar o MVP. Sofia Gomes, uma das mentoras desta projecto realizado no quadro do campus de verão Aminga, destacou o facto de se estar a homenagear este basquetebolista mindelense, que começou a jogar aos 12 anos e depois seguir carreira profissional em Portugal, Espanha e Itália.

Espero que aproveitam e tratem muito bem este campo 3×3, igualmente o de Chã de Alecrim. Foi feito para vocês. Queremos vos dar oportunidades e campos para praticarem este desporto que tanto amamos e que tanto nos deu. De todos os que estão aqui se algum conseguir seguir os vossos sonhos e ser um ‘ Beto’, uma ‘Sofia’ ou vocês próprios, vamos ficar muito feliz”, declarou Sofia Gomes dirigindo-se aos jovens presentes, que disse esperar que o campo esteja sejam cheio, treinem muito, lancem muitas bolas e sejam felizes a fazer aquilo que mais gostam porque, do seu lado, teve muita sorte.

Do lado da Câmara Municipal de São Vicente, o vereador Rodrigo Rendall falou da parceria forte com as Federações Cabo-verdiana e Portuguesa de Futebol, que permitiu construir os campos de basquetebol 3×3, mais uma infraestrutura a nascer em um bairro de SV. “São fundamentais para fomentar o desporto e incentivar praticas saudáveis. Parabenizamos por isso, mais uma vez, todo o esforço feito e que mostra que, juntos, podemos fazer mais. E não vamos parar por aqui. Vamos continuar a requalificar esta praça e outros espaços na ilha, que também vão ser alvos de intervenção e de requalificação, focalizados na questão do desporto”, garantiu este autarca. 

Mais contido, o vereador do Desporto preferiu falar do prazer de estar com os mentores do projecto e com jovens com “fome de bola” e prometeu que todos vão cuidar da infraestrutura para quando Beto e Sofia regressarem a encontram em excelentes condições. “Enquanto os jovens estiverem aqui a passar tempo, quem sabe estejam a descobrir uma profissão do futuro”, perspectivou Janísio Neves. Também o presidente da CMSV agradeceu a família Gomes pelo empenho e esforço, mas deixou claro que em São Vicente quere-se sempre mais. “É com gestos destes que conseguimos ultrapassar as dificuldades, mesmo em tempos difíceis.É com trabalhos que conseguimos, em pouco tempo, inaugurar as placas desportivos de Chã de Alecrim na semana passada e da Ribeira Bote hoje”, afirmou Augusto Neves, que anunciou ainda a inauguração da iluminação do campo de Bitim na próxima semana. 

A pintura do rosto de Betinho nas duas placas foi feito por Helder Cardoso, que deslocou propositadamente da Praia para fazer este trabalho que, segundo Beti Gomes, o artista classificou de “muito importante” por ser capaz de mudar mentalidades. Neste sentido, diz, Helder fez questão de envolver as comunidades destes dois bairros na pintura e ficou muito satisfeito com a resposta. Satisfação mostrou também esta responsável com as presenças dos parceiros e patrocinadores, caso dos representantes do IDJ, Escola Salesiana e da CV Telecom.  

Ao longo do dia de hoje, serão realizados no campo 3×3 da Ribeira Bote jogos sub-12 e sub-13 de mini-basquete, uma exibição de Beto Gomes, Sofia e amigos, e concursos de lances livres de três pontos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo