Desporto

FCA não sabe se mundial de andebol Egipto-2021 será adiado

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol tem dúvidas se o campeonato mundial da modalidade irá acontecer em Janeiro de 2021, como previsto, devido aos impactos da pandemia da Covid-19. Segundo Nelson Martins, a FCA ainda não recebeu nenhuma informação nesse sentido, mas sabe que há ainda estádios a serem construídos no Egipto para acolher a competição. 

“Cancelamos os nossos preparativos para essa importante prova por causa da pandemia. Entretanto já tínhamos enviado o nosso projecto para a Direcção-Geral dos Desportos e não tivemos uma reacção, mas isso é natural dada a situação”, considera Nelson Martins, que se mostra também preocupado com a capacidade das empresas em apoiar o financiamento das despesas com a participação histórica dos Tubarões Azuis nessa copa. Isto devido aos efeitos sócio-económicos da doença, que já afectou directamente mais de 500 pessoas em Cabo Verde, na sua maioria na cidade da Praia.

Nem todas as regiões já fizeram o apuramento para o Mundial Egipto-2021. Da zona africana, o quadro ficou definido em Janeiro deste ano na sequência do Campeonato Africano das Nações, prova que Cabo Verde acabou por participar mediante um convite da CAHAB. Para espanto geral, os Tubarões-Azuis tiveram uma prestação de alto nível, atingiram os quartos-de-final e ficaram no sétimo lugar da classificação geral, após vencerem o Congo, conseguindo assim o passaporte para o Mundial.

Com o cancelamento da época, após concertação entre o ministério dos Desportos e as federações, Nelson Martins afirma que os campeonatos regionais deste ano ficaram nulos. Até porque, lembra, as provas estavam ainda praticamente no início em várias regiões desportivas. 

Questionado sobre a retoma das competições, Martins diz que a FCA recebeu indicações da Federação Internacional de Andebol e da confederação africana da modalidade sobre medidas a serem adoptadas no futuro. A FCA está a analisar a forma de adaptar algumas dessas medidas mediante à realidade das ilhas.

KzB

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar