O FC Derby e a Boavista da Praia vão disputar no dia 13 de julho uma final inédita do campeonato nacional de futebol, após o apuramento alcançado pelas duas equipas frente ao Académico do Sal e Palmeira do Sal, respectivamente. O jogo decisivo está marcado para o Estádio Nacional e coloca em campo dois emblemas do grupo C, que há anos não tinham ido tão longe na prova.
O Derby chegou à final após aplicar uma derrota contundente à formação do Académico por 4 bolas a 1, no jogo da segunda-mão disputado hoje à tarde no estádio Adérito Sena. Os derbianos tinham perdido por 1 a 0 com a formação salense no primeiro confronto na semana passada, pelo que eram obrigados a vencer pela diferença de, pelo menos, dois tentos para conquistarem a passagem à derradeira fase. Foram para o intervalo vencendo por dois a zero e fixaram o placar no segundo tempo em 4 a 1, com três golos de Toi d’ Salamansa e um de Rodrigo. No cômputo global, Derby venceu por 4 a 2. Nesta partida, os dragões-azuis foram visivelmente superiores como reconheceram os técnicos dos dois clubes.
O Derby vai defrontar Boavista da Praia, que fechou hoje a partida com um empate a zero com Palmeira do Sal. Este resultado acabou por beneficiar a formação capitalina, que marcou no terreno da equipa adversária no empate a uma bola registado na primeira mão.
O jogo decisivo do título nacional será disputado no dia 13 no Estádio Nacional, na ilha de Santiago.