Pub.
Desporto

Farense vence o Batuque e dá título ao Mindelense

Pub.

O Farense venceu o Batuque esta tarde e deu o título de campeão regional de futebol de São Vicente ao Club Sportivo Mindelense, que ganhou ontem ao Académica do Mindelo por 2×1, a duas jornadas do término da prova. O Farense, que se classifica em segundo lugar com 23 pontos, relegou a Académica e o Batuque para o terceiro lugar, ambos com 22 pontos. Este resultado confere ao Farense a fama de equipa sensação deste campeonato.

Foi um jogo morno e equilibrado na primeira parte, com o Batuque a atacar e o Farense a defender. O resultado 0x0 ao intervalo se justificava. Na segunda parte, o Batuque regressou mais rápido e determinado. Atacava sobretudo pelo lado direito. Foi assim que, aos nove minutos, os axadrezados perderam uma oportunidade soberana para adiantar no marcador. O Farense optava por travar os ataques e contra-atacar.

Publicidade

Aos 15 minutos, o jogador axadrezado Toy fez uma entrada violenta sobre o adversário e foi expulso. Aos 38 minutos, o Farense matava o jogo. Danilo apontava o único golo, na cobrança de um livre perigoso, sem chances de defesa para o guarda-redes Ken. O tento deitou por terra as aspirações da equipa treinada por Bubista, que tentava arrastar o desfecho até o final.

Em entrevista à RCV logo após o apito final, o treinador do Mindelense, Rui Alberto Leite, admitiu que ganhar o campeonato regional de São Vicente da bancada não é o ideal. “Queríamos ganhar porque sabíamos que a medida que se ia arrastando, isso iria criar algum stress e ansiedade nos jogadores, o que nunca é bom. Mas ganhamos com mérito. Fizemos um bom jogo ontem contra a Académica. Pensamos cada jogo e chegamos aqui nesta situação de ganhar de bancada mas, o que interessa, é que somos campões”, afirmou.

Publicidade

A verdade é que o Clube Sportivo Mindelense, que chega ao final do campeonato com 30 pontos, mais sete que o segundo classificado, fez uma época irrepreensível. Em 12 jornadas, venceu nove jogos e empatou três. Marcou um total de 26 golos e sofreu oito, o que significa que teve o melhor ataque deste regional e a segunda melhor defesa – a primeira foi o Batuque.

No campeonato nacional o Mindelense vai integrar o grupo A, que já está a ser considerado o “grupo da morte”, junto com três Académicas, a da Praia (actual campeã nacional), a do Fogo e a do Porto Novo.  

Publicidade

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns ao Mindelense por mais um título e também ao meu SC Farense Fonte Filipe que está fazendo uma época de sonho, mas o Farense não deu o título, mas sim, este foi conquistado pelo Mindelense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo