Desporto
Tendência

Erro técnico obriga equipa portuguesa a desistir da 1. etapa da “Ocean Race”, mas skipper ainda acredita na reviravolta

A única equipa portuguesa que compete na 14. edição da regata Ocean Race foi obrigada a desistir da primeira etapa da categoria VO65 devido a um erro técnico no percurso Alicante – Porto Grande do Mindelo, mas o velejador António Fontes assegurou ao Mindelinsite que vai regressar à competição em junho e disputar os pontos ainda em jogo. “Ainda há duas etapas e muitos pontos em jogo e vamos continuar na competição, fazendo o percurso Dinamarca – Holanda – Itália”, assegura Fontes.

O skipper do veleiro da Fundação Mirpuri explica que cometeram um erro quando estavam a atravessar o Estreito de Gibraltar, que ocorreu devido a um conjunto de factores, dentro os quais um problema electrónico no barco. Quase 48 horas após a largada de Alicante, acabaram por desviar da rota obrigatória e, segundo António Fontes, tomaram consciência da situação muito tarde, já quase a chegar à ilha de S. Vicente. Cientes da falha, decidiram retirar-se desta etapa e preparar a embarcação para regressar à prova a partir de junho. O barco sai amanhã do Porto Grande rumo à cidade de Lisboa para manutenção.

Apesar da desilusão, Fontes mostra-se satisfeito com a performance da equipa e do próprio veleiro da categoria VO65. Afirma que o barco andou “muito rápido” e estava em segundo lugar quando cometeu a falha. Devido ao erro, a equipa lusa ficou sem nenhum ponto, mas Fontes ainda acredita numa reviravolta.

Esta foi uma das aventuras descritas pelos navegadores dos veleiros Imoca60 e VO65 que integram a regata, que aporta pela primeira vez o arquipélago de Cabo Verde. Esta manhã cada um dos skippers relatou as arbitrariedades que enfrentaram nesta rota. Os tripulantes do veleiro suíço Holcim – PRB, da categoria Imoca60, foram os primeiros a entrar na baía do Porto Grande a uma hora da madrugada do dia 21 de janeiro. Apesar da hora, foram recebidos de forma entusiasta por centenas de pessoas no cais internacional do Porto Grande do Mindelo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo