Pub.
Desporto
Tendência

Edy Tavares quebra tabela em vitória histórica de CV sobre Angola no Afrobasket-2021

Pub.

Cabo Verde arrancou o Afrobasket com uma vitória histórica sobre Angola, uma das principais potências da modalidade no continente africano. A partida ficou marcada por um tremendo afundanço de Edy Tavares, que danificou a tabela e levou a uma interrupção do jogo por 25 minutos para substituição do cesto. Aliás, o atleta maiense, contratado pelo Real Madrid, foi o melhor jogador cabo-verdiano em campo com 20 pontos, 18 ressaltos e 6 desarmes de lançamento.

Em declarações ao site da FIBA, o gigante de 2,22 metros afirmou que Cabo Verde mereceu ganhar porque lutou do início ao fim do jogo. “Esta é apenas uma vitória, precisamos ir passo a passo, respeitando todos os adversários e tentar vencer cada embate”, disse Tavares, que obteve 20 pontos, enquanto Jeff Xavier, Fidel Mendonça e os irmãos Ivan e Joel Almeida conseguiram 10 pontos cada.

Publicidade

Eufórico, Emanuel “Mané”Trovoada, nascido em Angola, sentiu dificuldades em descrever o seu sentimento. O técnico do combinado cabo-verdiano realçou, no entanto, que a sua experiência no Afrobasket diz-lhe que o mais importante não é como se começa a competição, mas como se termina. “Mas eu estou muito contente porque fizemos história e isso deixa-me satisfeito com os meus jogadores.”

A FIBA realça que, para uma equipa que fez a sua preparação em casa, sem fazer jogos-treinos com outras equipas de topo, Cabo Verde cometeu uma grande proeza e mostrou ser uma equipa com claras intenções no Afrobasket.

Publicidade

Os tubarões-azuis, que se apresentam nesta prova com uma equipa de “peso”, recuperaram-se da desvantagem de oito pontos que a formação angolana obteve no segundo parcial e terminaram o período regulamentar com um empate a 66 pontos. No prolongamento, os rapazes comandados pelo técnico Emanuel Trovoada alcançaram a vitória por 77 a 71, frente a uma seleção temida nas provas continentais africanas.

Graças a este triunfo, Cabo Verde e Ruanda lideram o grupo A com uma vitória, enquanto Angola e República Democrática do Congo sofreram derrotas na estreia. Na quinta-feira, Cabo Verde defronta o Congo e Angola mede forças com o anfitrião Ruanda.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo