Os troféus dos torneios feminino e masculino do circuito mundial Laginha Pro Tour Futures de beach-volley foram levantados pelas duplas da Lituânia e da Letónia, em duas finais repletas de emoção, que encheram as bancadas da arena.
O apuramento da primeira equipa campeã saiu do confronto entre as atletas da Lituânia Leva Levute/Erika Kliokmanaite e as adversárias alemãs Rika/Sofia. A partida terminou com dois sets a zero a favor da Lituânia.
“Estamos muito felizes por vencer este torneio. Finalmente quebramos a ´maldição´do segundo lugar. Foi finalmente embora!!!”, comentou, a sorrir, Levute, que reconheceu o potencial técnico da jovem equipa alemã. “Foi um jogo difícil porque elas deram luta.”
Para Kliokmanaite, competir na bela praia da Lajinha foi uma experiência muito positiva. “Adoramos este ambiente, estiveram aqui muitos jogadores e o pessoal da organização foi prestativo”, considerou esta atleta.
A medalha de ouro foi conquistada por Arturss Bedritis e Ardis Rinkevics (Letónia), que derrotaram os oponentes da Ucrânia Dmytro Kozii e Vitalli Savvin, igualmente por 2 a 0. Na sua estreia no circuito Pro Tour, a dupla letã confessou estar radiante com a sua prestação no torneio. “Hoje o tempo esteve muito bom, sem vento e com sol. Chegou a chover, mas por apenas 10 segundos. Tudo estava perfeito”, admitiu Arturs.
Por seu turno, Ardis elogiou a organização e a “encantadora praia da Lajinha”. “Gostaríamos de voltar a competir aqui, quem sabe numa etapa do Challenger. Se S. Vicente receber esta prova, certamente que estaremos cá”, assumiu o jogador letão, para quem Mindelo dispõe das condições ideais para um torneio desta natureza: praia, hotéis, aeroporto perto da cidade, pessoal competente e segurança.
O torneio de beach-volley decorreu de 11 a 14 de dezembro com o envolvimento de 25 duplas femininas e 28 masculinas, vindas de países como Japão, Letônia, Lituânia, Alemanha, Estados Unidos e contou ainda com a prestação de duplas de Cabo Verde, nas categorias masculina e feminina.








