Pub.
Desporto

Clube Jet Adventure Mindelo prepara volta à ilha de S. Vicente em jet ski

Pub.

Membros do clube Jet Adventure Mindelo vão dar uma volta completa à ilha S. Vicente no dia 31 de outubro em jet ski. A estimativa é envolver pelo menos 15 dessas motas de água superpotentes e circundar a encosta da chamada ilha do Monte Cara, com partida na Marina do Mindelo e meta na praia da Lajinha.

“Pretendemos partir às seis e meia da manhã da Marina do Mindelo com primeira paragem na praia do Calhau, onde seremos recebidos por um amigo para tomarmos um café. O segundo ponto de descanso será na Palha Carga, tempo suficiente para o pessoal fazer alongamento e beber uma água. Seguimos depois para a praia de S. Pedro, onde esperamos chegar por volta das 13 horas e passar o resto da tarde”, explica Toi d’Caravela.

Publicidade

O grupo, adianta, vai montar uma tenda no areal de S. Pedro para um almoço convívio. Por volta das 17.30 os membros da caravana deverão galgar as águas em direção à praia da Lajinha, meta final dessa travessia. À noite voltam a encontrar-se na esplanada Caravela para um jantar.

Até o momento, 9 pessoas já se inscreveram para aquela que será a primeira volta a S. Vicente organizada pelo clube, que será mais tarde transformado em associação. Com a divulgação desta notícia, Toi d’Caravela espera receber mais pedidos de inscrição. Até porque, diz, a ilha tem actualmente mais de 20 jet ski. “Se tivermos 15 participantes já será um número muito satisfatório”, diz o empresário mindelense.

Publicidade

Segundo Toi, o ritmo do passeio será marcado pelos condutores menos experientes. Assegura que o objectivo é partirem e chegarem juntos, sempre atentos às dificuldades que um ou outro colega possa ter. “Há pessoas habituadas a andar de jet e outras que dão uma volta uma vez ou outra. Tratando-se de um trajeto relativamente longo e que pode representar um desafio com alguma dificuldade para os menos experientes, serão estes que irão determinar a velocidade que vamos adoptar”, salienta essa fonte, lembrando que essas motos são velozes e potentes pelo que se pode circundar a ilha em pouco tempo.

Para aumentar o nível de segurança, a organização vai pedir o apoio de uma embarcação da Capitania dos Portos de Barlavento. Mesmo assim, já tem a garantia de dois barcos de amigos que vão acompanhar o trajecto.

Publicidade

Segundo Toi, há um grupo que tem estado a fazer treinos ao longo da praia da Lajinha e que costuma descer para a praia de S. Pedro. Esses elementos, acrescenta, deram apoio aos nadadores que participaram na sétima edição da travessia Volta a Djêu, realizada no passado sábado pela Associação de Natação de S. Vicente.

Além da volta a S. Vicente, o clube Jet Adventure Mindelo pretende fazer outras travessias mais ousadas, como ir a Tarrafal do Monte Trigo e à ilha de Santa Luzia. Tratando-se de viagens para além da área costeira, diz Toi d’Caravela, terão de pedir a devida autorização às autoridades.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo