Pub.
Desporto

Cavalos de quatro ilhas disputam amanhã troféu do Município de S. Vicente

Pub.

Cerca de 12 cavalos representantes de 4 ilhas vão competir amanhã numa corrida organizada pelo Clube Hípico do Mindelo, em parceria com a Câmara de S. Vicente. Santo Antão é a ilha que promete ter mais animais na prova, seguida de S. Vicente, S. Nicolau e Boa Vista. Segundo Nídia Araújo, secretária do CHM, a ilha das montanhas deverá enviar cinco cavalos, enquanto que S. Vicente pode inscrever três ou quatro, S. Nicolau e Boa Vista um cada. Consoante o número de animais serão definidas as séries, mas a organização estima que possa haver oito corridas, entre eliminatórias e fase final. A competição, que acontece na zona da Cova Inglesa, na chamada pista da Shell, envolve apenas animais cruzados nacionais, e não puro-sangue, segundo essa fonte.

“Estamos a fazer esta prova para tentar dinamizar o hipismo em S. Vicente, que já viveu melhores momentos. Hoje o clube não tem cavalos de corrida, mas temos um centro de treinamento que prepara os animais e que depois correm com o nome da ilha dos proprietários. Damos ainda formação para cavaleiros, fazemos partos de éguas e temos ainda em curso um projecto de ecoterapia, que recorre a animais mansos e mais velhos para ajudar crianças e jovens deficientes”, revela Nídia Araújo.

Publicidade

As corridas de cavalos decaíram em S. Vicente, que, segundo essa fonte, estão com mais força nas ilhas de Santo Antão – onde a actividade é suportada pelas Câmaras Municipais – Fogo e Santiago. No entanto, salienta, os animais são preparados basicamente em S. Vicente.

A pouco mais de 24 horas da corrida ainda não foram definidos os valores dos prémios. Esta questão será tratada esta tarde, mas é certo que não irão atingir os valores de antigamente em que o primeiro lugar podia receber mais de cem contos.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. “…o hipismo em S.Vicente, que ja viveu melhores dias…”.
    Como poderia ser diferente se os proprios organizadores esquecem-se de dizer a ” HORA” que a corrida vai acontecer (uma coisa tao simples)??
    Depois aparecem só meia duzia de pessoas e dizem que a gente nao colabora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo