O fisiculturista mindelense Iguer Castro vai representar Cabo Verde no campeonato mundial de bodybuilding e fitness na categoria Men Classic Physique acima de 1,80 metros de altura, competição organizada pela federação internacional da modalidade. Vencedor da Taça de Cabo Verde disputada na cidade da Praia em setembro passado, Iguer traçou como objectivo ficar entre os 3 primeiros classificados e passar para a categoria de profissional.
“Quando comecei a praticar fisiculturismo aos 17 anos nunca me passou pela cabeça ser um profissional, mas hoje tenho outra mentalidade e quero lutar para ficar bem classificado nessa prova e honrar a bandeira de Cabo Verde”, comenta o atleta de 24 anos, que vai competir pela primeira vez num torneio internacional, neste caso o IFBB World Building & Fitness Championships, que decorre em Barcelona de 3 a 8 de novembro.
O atleta parte amanhã para Espanha com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo. Segundo Iguer Castro, a quando da Taça de Cabo Verde manifestou interesse ao presidente da FECAH em competir num torneio em Portugal. Porém ficou a saber que essa prova não podia ter o financiamento da federação porque não era oficial. Na sequência, sugeriu-lhe a sua participação no campeonato mundial. Uma proposta que Iguer aceitou quase que de imediato por representar uma oportunidade excelente para ganhar experiência nos palcos internacionais, entrar para o ranking internacional e quem sabe passar a ser um profissional.
Para estar na sua melhor forma, Iguer aumentou a frequência dos treinos, com 3 sessões diárias em S. Vicente. Já na cidade da Praia passou a fazer entre dois a três treinos diários, sob a orientação do treinador Fogo. Por esta razão, sente-se física e psicologicamente preparado para esse grande teste. O foco, diz, é dignificar a bandeira de Cabo Verde ao mais alto nível e quem sabe ficar entre os melhores classificados do IFFB World Bodybuilding.