Desporto
Tendência

Betinho na equipa da década em Portugal: Mãe orgulha-se do feito do basquetebolista cabo-verdiano

Betinho Gomes, basquetebolista luso-cabo-verdiano que milita actualmente no Sport Lisboa e Benfica, foi eleito para a equipa ideal da década de 2010-2020 da modalidade em Portugal. Este anúncio saiu na quarta feira, 26, no site da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), que confirma os resultados do extremo internacional português de 35 anos, que obteve uma média de 12,7 pontos,  6,3 ressaltos, 1,5 assistências e 1,2 roubos de bola em 78 partidas realizadas na Liga Placar. Para além disso, de acordo com a mesma fonte, esse atleta nascido e formado em Cabo Verde é o oitavo jogador mais eficaz da década nos lançamentos de dois pontos (60,8%) e está no top-20 dos rankings da média de pontos (12.7 PPJ), da média de ressaltos (6.3 RPJ) e de valorização individual (16.5 MVP).

Em declarações ao Mindelinsite, via Messenger, a mãe do basquetebolista, Maria Correia, residente em S. Vicente, afirmou que a família recebeu a noticia da eleição de Betinho para a equipa da década em Portugal com muito orgulho. Para ela trata-se do reconhecimento do esforço e do trabalho abnegado do filho, que sempre esteve concentrado e focado nos seus objectivos. “O meu filho sempre trabalhou com juízo e com muita dedicação e tem conseguido alcançar patamares subindo degrau a degrau”, declarou Maria Correia.

Sabe-se que a Federação Portuguesa de Basquetebol pediu a 44 personalidades da modalidade para elegerem os cincos iniciais das equipas da década de 2010-2020 da Liga Placard e da Liga Feminina, bem como os jogadores da década masculino e feminino.

O convite foi feito a treinadores que fazem parte de todas as seleções nacionais masculinas e femininas, jornalistas especializados em basquetebol da Agência Lusa e dos três diários desportivos (A Bola, Record e O Jogo) e comentadores da FPBtv (entre atletas e treinadores atuais ou já retirados). 

Ao todo, 44 personalidades ligadas a esse desporto votaram nesta sondagem inédita no basquetebol português. O único critério definido à partida foi o de incluir apenas atletas que participaram em, pelo menos, 50 jogos da fase regular da Liga Placard ou Liga Feminina entre as épocas 2010/11 e 2019/20. As escolhas foram feitas a partir de um universo de 155 atletas da Liga Placard e 123 jogadoras da Liga Feminina que cumpriam esse requisito mínimo.

JAR

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar