Pub.
COVID-19Escolha do Editor
Tendência

Covid-19: Correia assume que houve “várias tentativas” de se fazer o vírus entrar em S. Vicente

Pub.

O Director Nacional da Saúde assumiu ontem, pela primeira vez, que houve “várias tentativas” de se fazer o vírus da Covid-19 entrar em S. Vicente, mas que foram rapidamente controladas. No entanto, Artur Correia não especificou se esses episódios foram deliberados. O certo é que esta autoridade sanitária revelou em conferência de imprensa que neste momento o vírus pode estar a circular nos diferentes concelhos do país, numa altura em que apenas a ilha Brava ainda não registou nenhum caso de Covid-19.

O responsável pela Saúde Pública em Cabo Verde fez esta afirmação na sequência da confirmação dos primeiros casos positivos no município de S. Filipe (Fogo) e também dos novos testes positivos registados ontem na ilha da Boa Vista. Aliás, tudo indica que o quadro epidemiológico na ilha das dunas pode vir a piorar.

Publicidade

“Fizemos todos os possível para retardar a chegada do vírus às diferentes ilhas. Mas, com a abertura da circulação no espaço nacional isso era previsível, mas não tínhamos outra alternativa”, lamentou Correia, ilustrando com os casos do Fogo e as várias tentativas de entrada em S. Vicente do vírus da Covid-19. Aqui, a título de exemplo, destaque para a evacuação de uma grávida da ilha do Sal e de um doente de S. Nicolau, mas também dos marítimos que viajaram da Gâmbia para C. Verde, todos contaminados e que foram rapidamente controlados.

Já foram diagnosticados casos positivos importados de outras ilhas em S. Antão e no Maio. “Na Brava ainda não, mas provavelmente vai chegar. Por isso é que estamos a criar todas as condições para, se chegar, que seja o mais tarde possível e termos as condições de enfrentar o vírus, como temos vindo a fazer nas ilhas onde este já está presente e cuja resposta tem sido satisfatória e sem pôr em causa o sistema de saúde”, salientou o DNS em declarações à imprensa ontem.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo