Sete atletas da escola de iniciação Dimaz participam numa prova de atletismo enquadrada na celebração do dia do Município da Praia com os olhos postos na conquista de medalhas. Segundo o fundador Ary Dimaz, a instituição acabou por selecionar os corredores com o melhor tempo nas suas categorias para representarem a ilha de S. Vicente nessa competição, que acontece no dia 19 deste mês.
Fazem parte da equipa a veterana Jennifer Rodrigues, os atletas do escalão sénior masculino Artur Silva e Milly Brito, o paralímpico Carlos Araújo e os juniores Marlon Santos, Elton Lopes e Alekson da Luz. “Os atletas foram escolhidos após a análise das suas performances de tempo nos treinos. Temos um dia específico de contrarrelógio, em que fazemos uma avaliação mais rigorosa”, explica Ary Dimaz, especificando que a participação da sua escola foi com base num convite formulado pela Associação de Atletismo de Santiago Sul.
Pelas informações disponibilizadas, todas as provas serão na distância dos 10 quilómetros. A escola, assegura Ary Dimaz, vai lutar pela vitória, principalmente nos escalões sénior, veterano e paralímpico T46. “Os atletas Artur Silva e Carlos Araújo têm muita experiência e títulos conquistados. Por exemplo, Artur Silva foi campeão por diversas vezes em 1.500 e 5.000 metros pista, venceu uma série de competições em Cabo Verde. Quanto a Carlos Araújo é um corredor conceituado, que já representou Cabo Verde em provas internacionais”, diz Ary Dimaz. No tocante aos juniores, o objectivo é proporcionar-lhes uma experiência competitiva fora da sua zona de conforto. A organização estabebeleceu prémios monetários para os cinco primeiros lugares de cada categoria.
A referida escola de iniciação ao Atletismo, prossegue essa fonte, tem estado a levar o nome de S. Vicente a várias provas. Há dois meses, diz, Artur Silva venceu uma corrida no município de S. Domingos e mais duas na ilha do Fogo, nos Mosteiros e S. Filipe. De seguida, o corredor Faby foi o melhor numa prova de corta-mato em Santo Antão. Além disso, acrescenta, a escola tem estado a incentivar e a ensinar o atletismo a vários adolescentes e jovens, fazendo, ao mesmo tempo, um trabalho de carácter social.