O mestre de xadrez Mariano Ortega conquistou o bicampeão africano da zona 4.2 na Costa do Marfim, a uma jornada do término da prova, ao somar por vitórias as oito partidas realizadas. A competição termina hoje com a realização da 9.ª e última ronda, anunciou a Federação Cabo-verdiana de Xadrez em uma publicação na sua página no facebook.
Mariano Ortega venceu todas as partidas que disputou nesta competição, inclusive as duas de ontem, sendo uma no período de manhã e outra à tarde, diante dos adversários da Costa do Marfim e da Libéria, garantiram o título a uma jornada do término da prova.“O xadrez nacional pode rejubilar com mais um título internacional, contrariando assim, aqueles que não querem assumir o óbvio”, refere.
Este informa ainda que Mariano Ortega, que sagrou-se Campeão Africano da Zona 4.2 no ano passado no Togo e este ano “passeou a sua classe em Dimbroko. “O xadrezista conta por vitórias nas oito partidas, permitindo-lhe festejar mais um título e oferecer-nos esta excelente prenda de Páscoa”.
Quanto à Célia Rodrigues, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez afirma que a campeã nacional feminina tem feito bom trabalho, mas acusou alguma pressão, tendo em conta que se apresentou como cabeça de série. Francisco Carapinha, recorda-se, foi designada chefe dos árbitros da prova.