Pub.
Desporto

Andebol CAN 2020: Cabo Verde derrota Costa do Marfim e está a um milímetro da próxima fase

Pub.

A selecção de andebol de Cabo Verde derrotou a Costa do Marfim esta tarde por 29-26 e conquistou a sua segunda vitória na Copa de África das Nações. Com esse resultado, Cabo Verde está a um passo de passar à próxima fase e ficar entre as melhores oito equipas do continente na modalidade. O combinado nacional, conforme apurou o Mindelinsite, está apenas a aguardar o desfecho do confronto entre a Tunísia e Camarões, que já estão a jogar, para respirar de alívio.  

Aos “tubarões-azúis” interessa a vitória da Tunísia. É que Cabo Verde venceu os Camarões por 22-19 e, caso esta formação sofrer mais uma derrota, perde quaisquer possibilidades matemáticas de passar. Se o placar for favorável aos Camarões, será preciso fazer contas entre a Tunísia, Camarões e Cabo Verde, já que cada uma das três equipas ficará com duas vitórias e uma derrota. Quanto à Costa do Marfim ficou arredado com a derrota frente a Cabo Verde.

Publicidade

Como reconhecem os jogadores Kivan Dongo e Flávio Fetê, foi uma partida de nervos. Para ambas as equipas só interessava a vitória e essa situação levou os jogadores da selecção nacional a cometer algumas falhas. Como reconhece o esquerdino Fetê, a primeira metade foi complicada, marcada por perdas de bola e algumas decisões mal tomadas. Para complicar as coisas, a formação azul foi para o intervalo com um empate no marcador, mas com dois jogadores castigados com dois minutos. Desvantagem que o combinado adversário aproveitou no reinício da partida para passar à frente por duas bolas.

Uma vez restabelecido, Cabo Verde conseguiu passar à frente e chegar a vantagens que oscilaram entre um e quatro golos. No final, venceu por três bolas de diferença, um resultado que encheu a formação cabo-verdiana de orgulho. “Chegamos aqui como meros desconhecidos, agora já somos respeitados, apesar da nossa pouca experiência em provas internacionais de selecções”, realça Fetê, para quem Cabo Verde tem uma boa equipa, mas tem sofrido bastante por deixar as coisas por resolver nos últimos minutos. Além disso, salienta, tem sido difícil adaptarem-se aos critérios da arbitragem.

Publicidade

Segundo o pivot Kivan Dongo, a selecção de andebol de Cabo Verde está prestes a fazer história, aguardando apenas pela vitória da Tunísia, país anfitrião da CAN 2020, no escalão sénior masculino.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo