Pub.
DesportoEscolha do Editor
Tendência

Ailton Lima vence travessia “Volta a Djêu” com tempo recorde: ANSV quer internacionalizar prova na próxima edição

Pub.

O atleta Ailton Lima venceu hoje a corrida Volta a Djêu em natação com o tempo recorde de 1 hora e 45 minutos. Campeão nacional da modalidade, o nadador natural da ilha da Boa Vista confessa que não tinha por objectivo vencer a travessia, mas sim usar essa prova como mais um treino para o campeonato em piscina e mar aberto no Gana, de 11 a 17 de outubro, em representação de Cabo Verde.

“Vim mais com a ideia de desfrutar deste ambiente, sentir como é nadar em S. Vicente. Foi a primeira vez e estou muito satisfeito com esta vitória e com a participação dos outros nadadores”, diz Ailton, 28 anos. Para ele, atravessar a baia do Porto Grande, no percurso de 5 quilómetros entre a praia da Lajinha e o Ilhéu dos Pássaros (Djêu) a nado, foi uma experiência diferente e compensador. “O mar é mais picado”, aponta o atleta, que venceu a corrida com um marco recorde.

Publicidade

Para Jandir Pina, presidente da Associação de Natação de S. Vicente, este recorde coloca um novo desafio à prova e serve como mais um incentivo para se transformar esse evento numa competição internacional já no próximo ano. Tendo em conta o nível alcançado pela travessia, diz, o caminho a seguir é internacionalizar a prova e dar-lhe um cunho competitivo. E garante que já há nadadores de alguns países interessados em disputar a corrida.

“Precisamos, no entanto, do envolvimento neste projecto do Comité Olímpico Cabo-verdiano, da Federação Cabo-verdiana de Natação e do Instituto do Desporto e da Juventude”, apela esse dirigente desportivo. Segundo esta fonte, “Volta a Djêu” completou hoje a sétima edição graças ao empenho voluntário de um grupo de jovens e da ANSV, que contaram com o apoio valoroso do Ministério do Mar, IMP, Polícia Marítima, Caravela, entre outros.

Publicidade

A prova arrancou à hora marcada, isto é, às oito horas da manhã. O grupo composto por 26 atletas, entre os quais uma mulher, atirou-se à água, estimulado por dezenas de pessoas presentes na praia da Lajinha. Segundo David Monteiro, o mar estava excelente e isso refletiu-se na qualidade da corrida.

“Estou ainda eufórico, sentindo a adrenalina, vendo os meus colegas regressando à meta”, confessou o atleta-organizador da travessia, que fez duas horas e 3 minutos. Para ele, a corrida foi um sucesso e demonstrou que Ailton Lima está bem preparado para representar Cabo Verde no Gana.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo