Desporto
Tendência

16 atletas devem disputar a 3ª edição do Bodyboard Pong Challenge: “Só para os melhores”

Um grupo de 16 atletas deverá disputar a terceira edição do Bodyboard Pong Challenge, prova a ser realizada na praia de Saragarça nos dias 26 e 27 de Setembro. O organizador Jason Mascarenhas antevê mais uma competição bastante exigente pelas características dessa ondulação, que, diz, exige muita experiência e técnica para ser surfada. Aliás, devido ao seu nível de dificuldade, a prova não é aberta a todos, mas sim aos melhores. Este acrescenta que a maioria dos bodyboarders tem um grande respeito por essa onda.

“Ela não é normal, quebra-se abaixo do nível da água e não se levanta muito. Provoca um tubo muito intenso, não é para qualquer um”, afirma Jason. Segundo este ex-campeão nacional, a onda, que foi baptizada pelos surfistas em homenagem ao sapateiro mindelense Pong, costuma aparecer no verão no sentido sul-sudeste. Este acrescenta que a terceira edição do torneio visa também alertar as autoridades para a área onde pretendem construir o porto de águas profundas e a cidade industrial na Saragarça e os impactos tanto ambientais como turísticos que essa obra poderá provocar. Jason diz desconhecer em que pé anda o projecto, mas vai adiantando que há uma zona onde podem construir o porto e que fica longe da área onde essa onda se forma.

Facebook Jason Mascarenhas

O nome da onda foi atribuído por atletas mindelenses em homenagem ao sapateiro mindelense Pong, que trabalhou durante décadas no centro da cidade do Mindelo. Segundo Jason Mascarenhas, foi ele e os seus funcionários que fizeram a primeira estrada para a praia da Saragarça. Além disso, o som que a onda faz ao embater nos corais e recifes assemelha-se ao de um martelo batendo na cabeça de um prego. E este som era muito característico da oficina de Armando Pong. Logo, para os mentores da iniciativa, tudo se encaixa naturalmente.

A primeira edição foi conquistada por José Pedro “Batata” e a segunda por Elton Lopes. As previsões do tempo apontam para o surgimento de “boas ondas” nos dois dias da competição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo