Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Zé Delgado comemora 25 anos de carreira com show em S. Vicente: “Gratidão!”

O artista Zé Delgado comemora esta sexta-feira os 25 anos de carreira com um espectáculo na cidade do Mindelo com a participação dos “irmãos” Grace Évora, Beto Dias e David Brazão, três músicos com os quais tem “excelente relação” e foram sua fonte de inspiração. O show tem o tempo previsto de seis horas, que o ex-vocalista do grupo X-Treme vai usar para uma viagem do passado ao presente, com a colaboração dos convidados especiais.

“É com prazer que finalmente estou em S. Vicente, minha ilha, onde faz muito tempo não tenho actuado. E estou cá para agradecer todo o apoio recebido, por isso gravei uma música com o título gratidão”, revela o autor de “herança de nha raça”.

Publicidade

Zé Delgado começou a comemorar os 25 anos de carreira em Luxemburgo, país onde reside, depois actuou na Itália e em Portugal. Mais tarde levou o espectáculo para a ilha do Sal e agora, em plena quadra natalícia, apresenta o show na cidade do Mindelo. Uma forma, diz, de dar as boas festas antecipadas aos muitos fãs que tem em S. Vicente. Espera por isso um forte coro do público, até porque muitas das suas músicas são bastante conhecidas.

Neste um quarto de século, Zé Delgado produziu 9 CD, actuou em quase todos os países da emigração cabo-verdiana e foi convidado para todos os grandes festivais realizados em Cabo Verde. Por isso, reconhece, a música deu-lhe mais do que poderia esperar.

Publicidade

Zé Delgado foi acompanhado do amigo Grace Évora na conferência de imprensa sobre o espectáculo. Segundo Grace, aceitou o convite porque Zé Delgado é um irmão para ele, um amigo de longa data. “Zé merece o meu apoio pela estrada que tem trilhado na sua vida artística. E fico orgulhoso em saber que sou uma fonte de inspiração para ele, que o meu trabalho significou algo importante para ele”, comentou Grace Évora, que já participou nos CD’s e espectáculos de Zé Delgado como baterista.

Grace Évora já completou 35 anos de música, mas lamenta que ele e Zé Delgado, dois artistas de S. Vicente, não sejam actualmente convidados para as actividades municipais. Da sua parte, diz, sabe a razão. Mesmo assim, Grace continua activo na cidade do Mindelo, mas actuando mais em festas particulares. Apesar disso, tem estado com a agenda cheia, dentro e fora de Cabo Verde. Só em Moçambique, revela, fez 3 espectáculos em dois meses. E para S. Silvestre vai cantar em Angola. Se não fosse isso, acrescenta, viria passar a festa na ilha do Porto Grande.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo