Pub.
Pub.
CulturaH1

Vindos do Oriente, Flores do Mindelo e Estrela do Mar abandonam a Ligoc-SV

Os grupos Vindos do Oriente, Flores do Mindelo e Estrela do Mar decidiram abandonar a Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de S. Vicente. A medida foi comunicada esta tarde em conferência de imprensa na cidade do Mindelo e tem por base situações relacionadas com a direcção executiva da Ligoc, a forma como foi feita a formação dos jurados e a própria avaliação dos quesitos deste concurso pelos júrs das três cabines.

“Não constitui surpresa para ninguém que este carnaval foi motivo de perplexidade para a maioria dos mindelenses e até para quem veio de fora assistir o desfile”, começou por frisar a jursta Eva Marques, que adiantou que ela e a colega Dirce Vera-Cruz fizeram uma análise exaustiva dos documentos fornecidos pelo júri que revelo uma série de anomalias na condução do Carnava 2020. Falhas que, diz, acabaram por justiifcar a medida tomada pelos três grupos e que será depois comunicada à Liga.

Publicidade

Questionada sobre o alcance desta decisão, Marques esclarece que ela não significa que os referidos grémios vão dar as costas ao Carnaval, mas antes de tudo que deixaram de pertencer à Ligoc-SV. Por aquilo que o Mindelinsite pôde perceber, os grupos agora desvinculados da Ligoc não descartam a possibilidade de criar uma outra Liga do Carnaval. Mais pormenores na edição de amanhã deste jornal.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Ess ligoc é so incompetentes, nariz impenod que rouba nos carnaval e que despreza tradiçon e povo, gente rico que k entendê nada, no ta brinca carnaval, ligoc crê so dinher e reconhecimente de brasileir

  2. Aprendam a perder ok k vença o melhor muita hipocrisia o jogo nao pode ficar sempre do mesmo lado e isso ja se provou aqui com a vossa uniao

  3. Os grupos devem abandonar a LIGOC sim mas, nunca abandonar o carnaval.
    Isso nunca!
    Acho que o preidente da LIgoc procurou fazer o seu melhor mas, faltou-lhe alguma sensibilidade ou habilidade, principalmente em matéria de comunicação.
    Como exemplo temos a sua última reação à pergunta do jornanista sobre essa nova forma de apreesntação da avaliação.
    Ele respondeu: “Isso veio para ficar porque é o que os grupos pediram”.
    E pronto – “está decidido e não há mais conversa” – é o que se depreende da sua resposta.
    Ora, pode ser que os grupos tenham pedido mas, não lhe autoriza a dizer que “veio para ficar”.
    Então se posteriormente encontrarmos uma forma melhor, não se muda nada porque ele decidiu que “veio para ficar”?
    É um tipo de discurso que transmite a ideia de QUEM acha que MANDA ou que tem palavra soberana, e isso, normalmente cria anticorpos, antipatias.
    O presidente da Ligoc poderia ter tido outro desempenho se tivesse um pouco mais de humildade para escutar as opiniões dos outros, inclusivamente as nossas que não somos membros dos grupos.
    Devia dialogar mais.

    Mas tudo tem de ir com calma.
    A criação da Ligoc tem sido uma aprendisagem e a partir dela, esses grupos podem propôr a criação dum outro organismo, com estatutos e regulamentos mais claros.
    A Câmara Municipal deve ajudar em tudo o que for possível mas sem se meter nos assuntos do conjunto dos grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo