Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Vânia Mendes, a menina do Fogo nascida em S. Vicente, amante do ritmo Talaia Baxu

Residente em S. Vicente, a jovem estava apenas à espera de completar 18 anos para começar a preparar a sua primeira digressão.

Nasceu em S. Vicente, mas corre-lhe na alma a chama da ilha do vulcão – Fogo. Tanto assim que Vânia Mendes, jovem intérprete da música tradicional, elege Talaia Baxu o seu ritmo preferido, apesar de amar todos os gêneros musicais cabo-verdianos. E, sem muito espanto, ontem, dia dedicado ao município de S. Filipe na feira URDI, fez questão de levar o público a cantar esse ritmo dançante do Fogo, que terá nascido na zona dos Mosteiros no início do século vinte.

Publicidade

“Talaia Baxu está no meu sangue e sangue não se consegue lavar”, diz a jovem, que se inspira em artistas como Neusa de Pina, Michel, Gardénia e Sol Garcia, nomes muito ligados a Talaia Baxu.

Vânia Mendes na URDI

Vânia Mendes, 18 anos de idade, mostrou estar bastante familiarizada com o palco. Abordada sobre este aspecto, a jovem explica que já actuou nas ilhas de S. Vicente, onde reside, Fogo, Santiago e até nos Estados Unidos da América. Por isso, apesar da idade, a sua carreira artística já descolou. E daqui para frente essa viagem promete entrar em velocidade cruzeiro. É que, confidencia, estava apenas à espera de completar os 18 anos de idade para fazer uma tournée. “E já atingi a maioridade, pelo que já vou começar a trabalhar neste sentido”, anuncia a jovem, que já tem algumas músicas da sua autoria.

Publicidade

Enquanto foguense de corpo e alma, Vânia promete iniciar a digressão pela ilha do Fogo, terra do artista Minó di Mama, um dos nomes mais sonantes de Talaia Baxu.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo