Cultura
Tendência

SCM celebra 9º aniversário com abertura da delegação norte na Escola da Música de S. Vicente

A Sociedade Cabo-verdiana de Música celebra o seu 9º aniversário hoje, 18 de junho, a partir das 14 horas na Praça Alexandre Albuquerque, na Praia, para um momento de música que pretende ser de “profundo agradecimento” ao sócio-fundador, autor e compositor Antero Simas, pela grandiosidade da sua obra musical. A presidente da SCM, Solange Cesarovna, aproveitou para anunciar a criação e inauguração da delegação norte em São Vicente, a funcionar na Escola de Música. 

Segundo Solange, esta inauguração é resultado de uma parceria estruturante com a Câmara Municipal de São Vicente, que muito honra e permite assinalar este aniversário, criando melhores condições para estar mais perto dos seus membros, parceiros utilizadores de música e entidades públicas e privadas parceiras das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.

“A abertura da Delegação Norte será um grande marco na vida da SCM, pois denota a descentralização dos serviços prestados por esta Entidade de Gestão Colectivo de Direitos Autorais e Direitos Conexos, o que em muito facilitará os músicos, artistas e autores e os parceiros utilizadores de música residentes nesta região a procederem as suas inscrições bem como os licenciamentos para eventos culturais, nos serviços da SCM, que serão abertos na Escola de Música, em Mindelo”, declarou.

Solange Cesarovna, que falava em conferência de imprensa, aproveitou para lamentar o desaparecimento físico do ícone da música e cultura Antero Simas, considerado um dos maiores autores e compositores do país de todos os tempos, que deixou uma obra que merece continuar a ser acarinhada, divulgada e estudada, pelo diferencial e originalidade. “Esta irreparável perda do sócio-fundador da SCM, Antero Sima, aconteceu nas vésperas da celebração dos nove anos da instituição. Mas, apesar da despedida física, ele continua vivo entre nós através das suas obras primas.”

Para homenagear este artista, que foi Prémio Carreira da SCM, esta decidiu criar um momento de singela e simbólica homenagem a Antero Simas, nas actividades que marcam os seus nove anos, convidando os músicos, autores, compositores, interpretes, agentes culturais e utilizadores para um momento de música na Praça Alexandre Albuquerque. Estão previstas actuações de Nataniel Simas – que irá cantar para o irmão Antero Simas -, Zé Rui de Pina, Manuel de Candinho, Arlindo Rodrigues, Dulce Sequeira, Tete Alhinho, Zuleica Carvalho, Benvas d’Strong, de entre outras surpresas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo