Cultura

Praça do ex-Liceu Velho acolhe pela primeira vez o “Morna Fest”

A sétima edição do Morna Fest vai homenagear a Morna e os Trovadores das ilhas e, este ano, além do Mindelo, os espetáculos abrangem também a Cidade da Praia. Com mais de 20 artistas envolvidos no evento, a organização enxerga Dezembro como um mês especial e por isso alargou o leque de actividades para as ilhas de Santiago e Sal. 

As actividades começam hoje nas três ilhas, com palestras no Sal e em Santiago e inauguração em Monte Sossego de uma rua ou avenida com o nome de B. Leza. Além disso está prevista a colocação de uma placa na casa esse onde esse músico nasceu, a recriação da praça B. Leza, seguida de uma serenata.

A segunda semana da Morna decorre de 9 a 14 deste mês. Entretanto, a organização do festival alargou o programa para até 19 de Dezembro, mês em que se celebra o dia nacional da Morna e que poderá marcar a decisão da Unesco em considerar esse género musical superiormente cantada por Cesária Évora património imaterial da humanidade. Por isso nesta edição houve uma parceria entre a empresa Boa Música, Morna Fest e o Núcleo Museológico Cesária Évora, que irão promover os eventos a nível nacional.

Os espectáculos vão acontecer apenas em S. Vicente e Santiago, com o envolvimento de vários artistas, que terão uma mesma banda suporte. Do leque constam nomes como Calú Matos, que interpretará mornas ao piano, Totinho, no saxofone, e Bau, no violino e cavaquinho. Está prevista a actuação ainda de cantores de diferentes partes do país e da diáspora como Maria de Barros, Solange Cesarovna, Gardénia Benrós, Jennifer Solidade, Djila, Dudu Araújo, Dani Silva, Rui Bitina, Arlindo Rodrigues, Albertino Évora, Calu Bana, Diva Barros, Tito Paris, Jorge Sousa, Edson Oliveira e Fábio Ramos.

De hoje ate o dia 19 estão previstas palestras com compositores e intérpretes, conversas abertas com diferentes personalidades e a socialização do processo da candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade.

Sidneia Newton (Estagiária)

Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Todos os/as artistas aqui citados devem se apresentar e cantar nas duas cidades (Sexta e Sábado).
    Cantar Sexta na Praia e viajar logo no dia seguinte para cantar Sabado em Mindelo.
    Só assim é que fica bem!
    Nao dá jeito que sejam distribuidos, uns para uma e outros para outra cidade.
    Porque…é a morna minha gente!!!!!!!

  2. O anuncio inicial mencionava nomes como Nancy Vieira e Solange Cezarovna mas, o cartaz agora apresentado ao público com as 15 caras, não apresenta estas duas.

    Mas também notei que a organização não nos deu nenhuma explicação para essa mudança sem avisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo