Cultura

Modelo maiense foco da exposição fotográfica “Ilse é Carnaval”

A rainha de bateria Ilsevania Alves é o foco da exposição fotográfica “Ilse é Carnaval”, que abre as portas esta noite e estará patente ao público no Centro Cultural do Mindelo até 7 de Agosto. Fotografada pelo jornalista Kim-Zé Brito, a amostra foi a forma que essa modelo maiense encontrou para exprimir a sua profunda relação com a festa do Rei Momo e ao mesmo tempo ajudar a promover o Carnaval de S. Vicente, ilha onde reside há anos e realizou o sonho de desfilar na Rua de Lisboa pelos grupos Samba Tropical, Cruzeiros do Norte e Estrela do Mar.

“Este é um trabalho conjunto entre mim e o fotógrafo Kim-Zé Brito e que procura estabelecer uma correlação entre duas das minhas paixões: o Carnaval e o Verão. Sou do Maio, ilha de praias paradisíacas, tenho uma grande afinidade com o mar, desfilei este ano como rainha da bateria do Estrela do Mar, pelo que as fotografias retratam um pouco da minha personalidade e, ao mesmo tempo, o olhar do fotógrafo”, frisa Ilse Alves.

Composta por 25 quadros, que vão do formato A1 ao A4, a exposição coincide com a terceira edição do “Carnaval de Verão”, evento organizado em parceria pela Câmara de S. Vicente e o artista brasileiro Dudu Nobre, cujo desfile está agendado para 6 de Agosto. Como reconhece a dançarina, a ideia foi apresentar mais uma oferta para os apreciadores do Carnaval e da fotografia.

“Espero que as pessoas apreciem este trabalho, que envolve duas pessoas apaixonadas pela arte e o Carnaval. Já fiz parte de uma exposição no Brasil, que nada tinha a ver com o Carnaval, mas esta aqui é especial porque centra-se totalmente na minha pessoa”, confessa Ilse, mãe de dois rapazes e uma menina, mas que mantém um físico escultural, típico das passistas, fruto de treinos quase diários nos ginásios.

Inicialmente, a modelo e o fotógrafo pretendiam lançar um calendário ou uma série de postais. Depois decidiram partir para esta exposição, que marca a estreia do jornalista-fotógrafo Kim-Zé Brito, que tem anos de estrada, mas só agora coloca as suas obras à apreciação do público. Para ele, este é um teste, pelo que aguarda com alguma expectativa os comentários e as críticas dos visitantes. Além de que, acrescenta, montar a exposição revelou ser um enorme desafio e uma oportunidade para sentir como as coisas funcionam.

Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Força à ILSE e que apresentas sempre esta forma escultural,harmoniosa e natural.
    Ao Kim Zé Brito, parabéns que continua sempre, a produzir trabalhos com belas imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo