Cultura

Mindelo regista folia extraordinária com mandingas na rua e show no parque da Ocean Race

A cidade do Mindelo registou ontem uma folia “sobrenatural”, com desfiles dos mandingas na rua e apresentação dos grupos oficiais, roda de samba, workshops, batucada e outros shows no palco cultural da Ocean Race, no Porto Grande.

Os mandingas da Ribeira Bote voltaram a carregar milhares de pessoas na trajectória que desce pela Avenida Marginal, mas desta vez os foliões foram obrigados pela Polícia Nacional a fazer um desvio pela rua da Escola Técnica. Tudo indica que essa medida esteja relacionada com o sistema de segurança montado em torno da Ocean Race Village, que se tornou por estes dias o centro de atenção dos mindelenses.

Apesar da moldura humana envolvida no assalto dos “guerreiros de saia d’sisal”, o parque da Ocean Race esteve igualmente apinhado de gente. Pessoas que foram atraídas pelo cartaz cultural de domingo, que incluiu Roda de Samba, com Djony, apresentação dos grupos oficiais Samba Tropical, Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Estrela do Mar e ainda as actuações dos artistas Jennifer Solidad, Constantino Cardoso e Anísio Rodrigues.

“Esta regata aconteceu no melhor momento para S. Vicente porque coincidiu com o ambiente do Carnaval e não há melhor cartaz turístico para a cidade do Mindelo e Cabo Verde”, considera Arminda dos Santos. A amiga Dinora Delgado corrobora com esta opinião e mostra-se também impressionada com a transformação ocorrida no cais internacional do Porto Grande. “Acho que nunca ninguém imaginou que este espaço pudesse ser palco de um festival desta envergadura, por causa de um evento desportivo.”

Festival, esta é a palavra que muitos mindelenses encontram para qualificar o programa de actividades ofertado ao público pela organização. É que, a par da curiosidade sobre os veleiros, o que mais atrai as pessoas para essa área portuária é o cartaz cultural. Pelo palco já passaram artistas e grupos como Ceusany, Tubarões, Dieg, Nelson Freitas, Djony do Cavaco, Jennifer, Anísio e Constantino. Para hoje à noite estão programados os shows de Batchart e Mark Delman e Élida Almeida. Amanhã o palco será dividido por Grace Évora e os Ferro e Gaita, enquanto na quarta-feira será a vez da actuação do cantor Ilo Ferreira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo