Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Micadinaia Fest exalta a cultura com foco no centenário de Amilcar Cabral 

O Centro Cultural do Mindelo recebe nos dias 21 a 23 de março a 7ª edição do Micadinaia Fest, com vasta programação sobre a temática “Acima de tudo um ato cultural”. Mas o foco, diz António “Tony” Tavares, vai para o centenário de Amílcar Cabral.

Trata-se de um evento essencialmente cultural e marca o inicio de temporada de atividades do Centro Cultural do Mindelo. “No ano do centenário do fundador da Nação, ele que apostou na cultura acima de tudo. Foi ele que afirmou que a luta de libertação era acima de tudo cultural. Então não podemos deixar esta efeméride passar despercebido. Seria muita falta de noção”, declarou o director do CCM. 

Publicidade

Para Tavares, a luta e a revolução nunca deixou de ser cultural. “Entendo que devemos estar, permanentemente, a renovar a ideia da libertação, que não é apenas na Guiné Bissau. É estar continuamente a trabalhar a cultura. Por isso, falar de Cabral é acima de tudo um ato cultural.”

As afirmações do director do CCM ganham força na brochura do Micadinaia: “Hoje mais do nunca, quando se fala de Cabo Verde, falam da sua cultura. Uma cultura que nos identifica e nos caracteriza enquanto país e nação pacifico e humanístico na quadratura dos estados independentes. Passados aproximadamente meio século da sua emancipação do jugo colonial, a cultura continua a ser um dos pilares fundamentais na construção de novas narrativas para o desenvolvimento deste país”, lê-se.

Publicidade

Assim, durante estes três dias de atividade estão previstas uma exposição de desenhos intitulado “Undido”de Bento Oliveira (dia 21), cinema-debate com a exibição do filme “Concerning Violence” de Goran Olsson (dia 22), seguido de conversa à volta da Violência Colonial com um painel de ilustre convidados e um concerto de piano solo, de Vasco Martins no dia 23 de março às 21h.

De referir que as atividades do Centro Cultural do Mindelo prosseguem com uma programação robusta, diversificada e estruturada ao longo deste ano, pensada para galvanizar ainda mais a dinâmica do centro enquanto espaço de frisson criativa na cidade performativa que é Mindelo.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo