Cultura
Tendência

Livro “Crónicas de Mindelo”, do autor Rocca Vera Cruz, disponível ao público na próxima semana

O livro Crónicas de Mindelo vai estar disponível ao público a partir da próxima quinta-feira. Neste dia será feita a apresentação desta obra do cronista Rocca Vera Cruz no Centro Cultural do Mindelo por Filomena Martins, actual reitora da Universidade Lusófona, e o encenador João Branco, uma das principais referências do teatro mindelense.

Aliás, os textos constantes do livro inspiraram a peça teatral Crónicas d´Mindelo, que obteve tanto sucesso que volta aos palcos de 21 a 23 de julho, no CCM, com ligeira adaptação. A encenação faz parte, no entanto, de uma trilogia, que integra ainda “Cidade do Café”, já estreada, e “Revolução Leopoldina”, agendada para o verão do próximo ano.

Rocca Vera Cruz reconhece que essa adaptação vai ajudar a promover e a esgotar a venda deste que é o seu primeiro livro. “Tanto assim que já está prevista uma segunda edição. Acreditamos que a tiragem do livro não será suficiente para o lançamento da obra nas ilhas do Sal e de Santiago, previsto para este mês de julho”, comenta o autor.

Rocca Vera Cruz apostou numa tiragem de 400 exemplares do livro. A sua expectativa é que se esgote logo de seguida, daí o motivo de estar a pensar já numa nova edição para reabastecer o mercado literário.

O livro é composto por 60 crónicas, que retratam a vivência social mindelense. Boa parte, diz Rocca, são textos inéditos e outros já saíram na sua página no Facebook. Segundo o autor, nunca pensou que os seus “desabafos” pudessem um dia dar lugar a um livro, até ser desafiado por João Branco a elaborar um texto para teatro. Hoje, diz, leva o assunto com a devida seriedade, tanto assim que já tem na forja um romance fictício, a ser lançado em julho de 2023, inspirado na realidade cabo-verdiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo