Pub.
Pub.
Cultura

IPC apresenta em live inventário base para salvaguarda de acervo no Dia Internacional dos Museus

O Instituto do Património Cultural (IPC) agendou um conjunto de actividades para assinalar o Dia Internacional dos Museus que se celebra amanhã, 18, sob o lema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Estas iniciam hoje com a apresentação, via Facebook, do tema “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia”.

Por conta dos efeitos da crise sanitária no sector dos museus, as comemorações deste ano propõem uma abordagem sobre a forma como este se reinventam para cumprir a sua missão. Pretende-se reforçar os laços entre os diferentes museus existentes no país e partilhar experiências com outros países para o fortalecimento destas organizações.

Publicidade

Neste sentido, está programado para hoje a apresentação do tema “O inventário como base para a salvaguarda do acervo. O caso do Museu de Arqueologia”. A explanação será́ feita na página do Facebook da instituição pelo Gestor do Património e técnico do Instituto do Património Cultural, Adilson Dias. Incindirá sobre o processo de elaboração do inventário do património móvel, centrando a sua intervenção no Museu de Arqueologia e na plataforma em uso para a gestão do acervo dos Museus de Cabo Verde.

Trata-se de uma plataforma que, diz o IPC em comunicado, permite em tempo oportuno e em detalhes todas as informações sobre cada peça dos museus, enquanto elementos únicos e de interesse excecionais. O Inventário Nacional do Património Imóvel (INP) é um projeto levado a cabo pela direção dos Museus do IPC que suporta e fundamenta o cumprimento das demais funções museológicas. O inventario do acervo do Museu de Arqueologia estará́ disponível na Plataforma do INP que acolherá dados de todos os museus de Cabo Verde, sob tutela do Instituto.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo