Cultura

Grupos carnavalescos vão dar último adeus a Dona Lily com “batucada simbólica” ao longo do funeral

Os grupos carnavalescos de S. Vicente vão homenagear Dona Lily durante o funeral dessa figura incontornável do Caranaval com o posicionamento de alguns tocadores e membros das direções ao longo do trajecto da cidade do Mindelo para o cemitério.

Segundo Daia Leite, presidente do Samba Tropical, devido a restrições impostas pela situação de contingência, será impossível toda a gente participar no cortejo fúnebre, mas os grémios vão fazer uma despedida simbólica com batucadas situadas em locais já definidos.

Neste sentido, a batucada do grupo Vindos do Oriente estará à porta da agência funerária Freitas e Fortes, empresa fundada e gerida por Lily Freitas; “Samba Tropical” ficará na Rotunda da Praça Estrela, Cruzeiros do Norte junto a Fábrica Favorita e Monte Sossego nas proximidades da empresa Fama, perto do cemitério. Daia Leite não conseguiu especificar onde será o ponto de concentração do grupo Flores do Mindelo.

“Será uma homenagem simbólica, com grupo de 4 tocadores e elementos da direção dos respectivos grupos. Todos gostaríamos de dar um adeus merecido a Dona Lily, mas sabemos que estamos impedidos de fazer aglomeração devido as restrições”, informa Daia Leite.

Segundo Leite, ninguém é capaz de travar o percurso da vida, mas fica difícil aceitar o falecimento de uma mulher cheia de energia como era Lily d’Chala. Como diz, poucas pessoas conseguiram impulsionar o Carnaval como a presidente do Vindos do Oriente. “Dona Lily injectava amor e energia em tudo aquilo em que se empenhava, em particular no Carnaval. E ela teve uma intervenção activa nos diversos grupos carnavalescos de S. Vicente, nomeadamente Monte Sossego, Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo. Perdemos uma figura única do nosso Carnaval”, lamenta o dirigente do Samba Tropical, para quem não restam dúvidas do papel que Dona Lily Freitas teve no crescimento e qualidade da festa do Rei Momo em S. Vicente.

O funeral parte da casa mortuária do HBS pelas 15 horas, segue em direção à agência Freitas e Fortes para depois tomar o rumo do cemitério do Mindelo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo