Cultura

Filme sobre comunidade cabo-verdiana do Bairro 6 Maio na Amadora ganha dois prémios internacionais

O documentário “Os Herdeiros do Bairro”, da ONGD portuguesa Help Images, conquistou os prestigiosos Prémio de Excelência e Prémio de Mérito do Impact DOCS Awards de 2020, competição que faz parte do Global Film Awards (GFA) americano. O documentário aborda a vida da comunidade cabo-verdiana no Bairro 6 de Maio, na Amadora.

Distingue-se o olhar tocante da Help Imagem sobre os habitantes do Bairro 6 de Maio, que estava a ser demolido e a sua comunidade de emigrantes cabo-verdianos de há várias décadas desalojada. Suportado em testemunhos na primeira pessoa, “Os Herdeiros do Bairro” apresenta uma narrativa habilmente elaborada e entrevistas potentes com foco em verdades fundamentais e valores partilhados por todos os humanos.

“Estamos muito contentes com este reconhecimento porque acreditamos que esta será uma oportunidade relevante a nível nacional e internacional para dar a conhecer o nosso documentário “Os Herdeiros do Bairro” e as histórias dos seus protagonistas. Este foi sempre o objetivo principal deste trabalho e a promessa que fizemos a todos os que nos ajudaram a produzir este filme”, comentou Raquel Martins, guionista e uma das realizadoras do filme.

O Impact DOCS Awards, refira-se, reconhece profissionais de cinema, televisão, vídeo e novos media que demonstram trabalho excecional, competência e criatividade, e que produzem entretenimento de qualidade ou contribuem para mudanças sociais profundas. Na edição de 2020 estiveram a concurso documentários provenientes de 30 países.

Ao ganhar um prémio Impact DOCS, a Help Images junta-se a outros vencedores de alto gabarito deste prémio,, incluindo o fotografo e realizador vencedor do Oscar Louie Psihoyos pelo seu Best of Show 2016 – Racing Extinction. Ainda: o ganhador do Oscar Yael Melamede por (Dis) Honesty – The Truth About Lies e o do Emmy, Gerald Rafshoon, por Endless Corridors narrado pelo vencedor de um Oscar Jeremy Irons, entre outros.

O presidente do Impact Docs Awards, Rick Prickett, mostrou-se espantado com os trabalhos à concurso. “O júri e eu ficámos maravilhados com a variedade e a importância dos documentários que visionámos. O Impact DOCS não é um prémio fácil de ganhar. Recebemos inscrições de todo o mundo, de grandes produtoras e novos talentos notáveis”.

Ver o trailer: http://helpimages.org/os-herdeiros-do-bairro-premios-internacionais/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo