Pub.
Pub.
Cultura

Empresa alemã constrói sistema sonoro: Ligoc-SV garante ensaios técnicos a todos os grupos

O sistema a ser usado na propagação do som no desfile carnavalesco de S. Vicente está a ser construído por uma empresa alemã e deverá chegar a Cabo Verde até 15 de Fevereiro. Orçado em 3 mil contos, o equipamento é composto por um emissor-receptor que transmite sinais em canais independentes, que serão atribuídos a cada um dos quatro grupos oficiais, para evitar interferência. Segundo Marco Bento, presidente da Ligoc-SV, serão colocados seis receptores ao longo do percurso, conectados a colunas que captam o sinal dos carros dos grupos Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estrela do Mar e Cruzeiros do Norte.

“O primeiro receptor fica no monumento Posse – zona de concentração dos grupos – o segundo no palco na Rua de Lisboa, o terceiro e quarto na rua Machado, o quinto na Praça Nova e o sexto junto ao ex-Telegrafo, no cruzamento da dispersão dos grupos para a Avenida Marginal”, revela Marco Bento. Os sinais emitidos a partir dos carros de som, acrescenta, são captados por colunas colocadas em pontos estratégicos e, consoante o andamento dos grupos, as respectivas músicas vão se propagando pela trajectória.

Publicidade

Todos os grupos, incluindo o Samba Tropical, terão a oportunidade de fazer ensaios técnicos com o sistema. Orçado em 26 mil euros, será construído em duas semanas e entregue à Ligoc-SV até o dia 15 deste mês. “Conseguimos chegar a essa fábrica através de um fornecedor que trabalha com o técnico Jorge Nunes. Esse sistema não é tão caro, mas, se acrescentarmos o preço das colunas, pode chegar aos 12 mil contos. Mas, por enquanto, vamos alugar as colunas”, refere Marco Bento, para quem o uso desse equipamento vai melhorar significativamente a performance dos grupos e agradar ao público.

O Carnaval Mindelo 2019 será transmitido, em princípio, por uma estação televisiva francesa. Segundo Bento, a ideia é preparar um projecto de produção que será entregue  a essa empresa de difusão sediada em Paris. “Queremos uma produção a sério. Vamos mostrar o projecto a essa estação que nos irá aconselhar sobre os passos seguintes a serem dados”, diz Bento, que não sabe precisar ainda se a transmissão será em sinal aberto ou só através das redes sociais usadas pela estação televisiva.

Publicidade

No tocante à RTC, a intenção da Ligoc-SV é fechar acordo com a empresa e assegurar a transmissão do espectáculo pelo canal nacional. Bento acredita que a negociação será concluída em breve.

Quem quiser ver o desfile sentado numa bancada vai poder usufruir de novo desse serviço. No entando, a Ligoc-SV ainda não sabe dizer se vai aumentar, manter ou diminuir o número de assentos. Ainda a organização está a aguardar informações dos fornecedores para poder elaborar o orçamento, mas, segundo Bento, é muito provável que venham a diminuir o número dessas estruturas. Em contrapartida, terão mais comodidade e segurança.

Publicidade

Desde o dia 1 de Fevereiro que o website da Ligoc-SV já está online e, tal como foi anunciado por essa liga do carnaval, os resultados serão disponibilizados nessa plataforma em tempo real. Essa página electrónica vai dispor ainda de outras informações, nomeadamente o manual do julgador, o que irá aumentar a transparência nos quesitos de avaliação dos grupos e figuras de destaque.

Kim-Zé Brito

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Passo a passo (ano a ano) , haveremos de ter todas as colunas próprias e dispensar o seu aluguer. Passo a passo (ano a ano) haveremos de ter bancadas (e bancadas confortáveis) por todo o lado.

  2. “Transmite sinais e canais independentes,, que serão atribuídos a cada um dos “QUATRO” grupos oficiais”. A minha pergunta é: e está preparado para servir para 5 grupos quando o Vindos do Oriente regressar? Ou para servir a 6 grupos se um dia viermos a ter 6 grupos?

  3. Bom dia, como agora é uma única volta será fácil ter 6 grupos, espero que esse sistema seja para mais do que 4 grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo