Pub.
Pub.
Cultura

Elie Kuame apresenta roupas luxuriantes em S. Vicente: Estilista disposto a ensinar e fazer parcerias com criadores cabo-verdianos

O estilista Elie Kuame assegurou ao Mindelinsite que está disponível para encetar parcerias com criadores de moda cabo-verdianos e dar formação na área da moda, caso seja preciso. Presente em S. Vicente a convite do empresário Samba Bathily, este conceituado criador internacional admitiu que não tinha qualquer familiaridade com o mundo da moda cabo-verdiana, mas que se sentiu confortável com a qualidade dos trinta modelos mindelenses usados no desfile Pan Africa Fashion Show, que decorreu no dia 28 de Dezembro e envolveu ainda obras dos estilistas Alphadi e Jael, esta cabo-verdiana. “Estou muito fora da realidade cabo-verdiana na área da moda, mas muito contente por ver a beleza e a simpatia da vossa raça. Dá para ver que são algo diferente no contexto africano”, frisa Lkuame, que pisou Cabo Verde pela primeira vez.

Fruto de uma miscelânea cultural, Elie Kuame é um artista que tenta importar para a sua coleção o caleidoscópio das suas influências pessoais. Ele que nasceu na Bélgica em 1980, mas tem nas veias sangue costa-marfinense, mauritano e libanês.

Publicidade

Como explica, há 19 anos que trabalha na moda, tendo criado a sua própria linha em 2005, após ganhar um concurso internacional. “A partir desse momento envolvi-me numa roda de aventuras. Fui para França, trabalhei na China, andei pelo mundo, mas agora vivo na Costa do Marfim. Regressei a África porque a nossa terra-mãe está a impor-nos esse dever de voltarmos e colocarmos o nosso saber à disposição dos nossos países”, revela esse criador, que diz acreditar no potencial da África nos diversos domínios. Para ele é preciso pegar e colocar o comboio no trilho do desenvolvimento.

Segundo Elie Kuame, o seu trabalho está assente na multiculturalidade da sua própria origem. Admite que é influenciado sobretudo por aquilo que vê, vive e perspectiva para a África. Aquilo que tenta fazer, diz, é apresentar nas suas obras uma África dinâmica, luxuriante, chique e refinado. Uma África que gera vida.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Multi bom.mindelo précisa de estilista de moda.sou estilista e me preparando para ajudar as mulheres.nao veja a hora de voltar ao mon petit pays❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo