Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Cruzeiros do Norte vai homenagear três importantes figuras na Gala do 39. aniversário do grupo

O Cruzeiros do Norte vai homenagear no próximo sábado três figuras de proa que, reconhece o presidente Jailson Juff, tiveram uma intervenção fundamental na história do grupo, formado em 1984. O acto vai contemplar o artista plástico Nóia, a dirigente Maria José e Fatinha do Rosário, figura de destaque e actual colaboradora do CN, que serão distinguidos numa gala.  

Jail Juff descreve Nóia como um carnavalesco que colocou a sua veia artística criativa ao serviço do Cruzeiros do Norte, muito particular no tocante aos enredos e concepção das alegorias. “Além disso, Nóia ensinou-me muita coisa nos meus primeiros tempos à frente do grupo. Ele mostrou-me o caminho a seguir para poder colocar o desfile na rua”, diz o presidente do grémio sociocultural da zona de Cruz João Évora.

Publicidade

Quanto a Maria José, diz esse dirigente, tem sido a bombeira de serviço e o seu braço-direito na direção do Cruzeiros do Norte. “Ela tem colocado a experiência adquirida em 40 anos de Carnaval ao serviço do grupo. Quando as coisas ficam difíceis ou complicadas ela entra no circuito”, relata Jailson Juff.

Em relação a Fatinha do Rosário, que exerceu a função de vice-presidente do grémio de 2014 a 2018, Juff utiliza basicamente as mesmas palavras usadas para descrever o papel de Maria José no funcionamento do grupo. “Posso dizer que Fatinha é uma versão mais jovem, uma mulher incansável que move aquilo que estiver dentro do seu alcance para ajudar o Cruzeiros tanto em S. Vicente como na Holanda”, diz.

Publicidade

A gala vai ainda servir de palco para a direção do Cruzeiros do Norte apresentar os agradecimentos a outras pessoas que se tornaram peças importantes na trajectória do grupo, como a Bateria Ritmo do Norte, a Porta-bandeira e Segunda-dama.

“O sucesso do Cruzeiros do Norte é fruto da intervenção de muita gente, que passam pelos nossos trabalhadores dos estaleiros, os nossos foliões, a batucada, as figuras de destaque, as empresas que acreditam no nosso projecto…”, faz questão de realçar o presidente do Cruzeiros, adiantou, entretanto, que o enredo do desfile de 2024 ficará pronto dentro de dias.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo